IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Morre no Piauí idoso que foi de maca ao banco fazer 'prova de vida' do INSS

Idoso que fez "prova de vida" do INSS em cima de maca, morreu ontem no interior do Piauí - Reprodução/ Facebook
Idoso que fez "prova de vida" do INSS em cima de maca, morreu ontem no interior do Piauí Imagem: Reprodução/ Facebook

Do UOL, em São Paulo

15/06/2021 14h34Atualizada em 15/06/2021 15h13

Um aposentado de 80 anos que precisou ir a uma agência do Banco do Brasil fazer a prova de vida obrigatória do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) morreu ontem na cidade de Piripiri, no interior do Piauí.

A informação foi confirmada pelo UOL pela neta do homem. De acordo com ela, o idoso já estava muito debilitado, principalmente por estar acamado há cerca de um ano, por decorrências de um AVC.

A familiar relatou que o avô dela precisava tirar secreções dos pulmões desde que ficou acamado, em idas para a fisioterapia.

"Ontem a fisioterapeuta percebeu que ele estava [muito] cansado", disse ela ao UOL. Ele morreu no mesmo dia.

Ela afirmou que não sabe se a saída do avô no começo do mês para fazer a prova de vida do INSS presencialmente, teria prejudicado a saúde do idoso.

A prova de vida presencial

O caso do idoso chamou muita atenção e gerou revolta após uma familiar publicar em uma rede social sobre a ida do avô para fazer a prova de vida do INSS em uma agência do Banco do Brasil.

O episódio havia acontecido no dia 4 de junho. A familiar questionou se a ida ao banco era realmente "o procedimento para fazer uma prova de vida de um idoso acamado durante uma pandemia".

Procurada pelo UOL para falar sobre o assunto no dia 9, a família preferiu não se manifestar, afirmando que resolveria a situação junto ao banco.

O Banco do Brasil

Através de nota enviada ao UOL para comentar o caso, o Banco do Brasil informou "que não prestou qualquer tipo de orientação para que a prova de vida, no caso do senhor de 80 anos de Piripiri, fosse realizada em alguma de suas agências."

O banco também disse que "o beneficiário foi levado à agência do BB sem contato prévio e orientação sobre como realizar a prova de vida para pessoas acamadas/hospitalizadas."

A instituição afirmou que a prova de vida foi realizada logo após os funcionários perceberem que o homem estava à frente da agência.

Também foram dadas orientações para realizar a prova de vida, incluindo atendimento domiciliar, por procuração via cadastro no site do INSS e também pelo aplicativo do Banco do Brasil, sem precisar comparecer a uma agência.