Pix ganha prêmio internacional na categoria 'inovação de pagamento'
O Pix, sistema de pagamento instantâneo desenvolvido pelo Banco Central, ganhou o prêmio Fintech & Regtech Global Awards 2021, na categoria Payment Innovation (Inovação de pagamento).
Segundo o BC, "o meio de pagamento [..] foi considerado, além de inovador, responsável por ganhos de eficiência e um aliado para a inclusão financeira no Brasil".
A premiação internacional reconheceu os trabalhos mais estimulantes e inovadores entre os bancos centrais, outros reguladores e supervisores financeiros entre 1º de março de 2020 e 28 de fevereiro de 2021.
O que é o pagamento Pix
O Pix é um meio de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central, que veio como uma nova opção ao lado de TED, DOC e cartões para pessoas e empresas fazerem transferências de valores, realizarem ou receberem pagamentos. Com o Pix, as pessoas e empresas podem fazer essas transações em menos de 10 segundos, usando apenas aplicativos de celular.
Como aderir ao Pix
O primeiro passo para aderir ao Pix é criar a chave Pix. Para isso, a pessoa deve usar os canais de atendimento do banco ou instituição financeira onde tem conta.
Como funciona o Pix
O Pix é uma função que aparece no aplicativo de celular dos clientes de bancos, instituições financeiras e outras empresas de pagamento. Na hora de fechar uma transação - pagamento ou envio de dinheiro - basta escolher o Pix no aplicativo como forma de realizar a operação.
Quais as vantagens do Pix para o sistema bancário
Segundo o Banco Central, as principais vantagens do Pix são:
- O serviço está disponível 24 horas do dia, todos os dias, inclusive finais de semana
- As transações são concluídas em menos de 10 segundos
- O Pix é gratuito para pessoas físicas, inclusive MEIs (microempreendedores individuais)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.