IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Pix

Sistema de pagamento instantâneo do Banco Central é alternativa a DOC, TED e cartões


Pix ganha prêmio internacional na categoria 'inovação de pagamento'

O Pix é um meio de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central - Getty Images/iStockphoto/MarcosMartinezSanchez
O Pix é um meio de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central Imagem: Getty Images/iStockphoto/MarcosMartinezSanchez

Colaboração para o UOL

16/06/2021 12h40Atualizada em 16/06/2021 14h12

O Pix, sistema de pagamento instantâneo desenvolvido pelo Banco Central, ganhou o prêmio Fintech & Regtech Global Awards 2021, na categoria Payment Innovation (Inovação de pagamento).

Segundo o BC, "o meio de pagamento [..] foi considerado, além de inovador, responsável por ganhos de eficiência e um aliado para a inclusão financeira no Brasil".

A premiação internacional reconheceu os trabalhos mais estimulantes e inovadores entre os bancos centrais, outros reguladores e supervisores financeiros entre 1º de março de 2020 e 28 de fevereiro de 2021.

O que é o pagamento Pix

O Pix é um meio de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central, que veio como uma nova opção ao lado de TED, DOC e cartões para pessoas e empresas fazerem transferências de valores, realizarem ou receberem pagamentos. Com o Pix, as pessoas e empresas podem fazer essas transações em menos de 10 segundos, usando apenas aplicativos de celular.

Como aderir ao Pix

O primeiro passo para aderir ao Pix é criar a chave Pix. Para isso, a pessoa deve usar os canais de atendimento do banco ou instituição financeira onde tem conta.

Como funciona o Pix

O Pix é uma função que aparece no aplicativo de celular dos clientes de bancos, instituições financeiras e outras empresas de pagamento. Na hora de fechar uma transação - pagamento ou envio de dinheiro - basta escolher o Pix no aplicativo como forma de realizar a operação.

Quais as vantagens do Pix para o sistema bancário

Segundo o Banco Central, as principais vantagens do Pix são:

  • O serviço está disponível 24 horas do dia, todos os dias, inclusive finais de semana
  • As transações são concluídas em menos de 10 segundos
  • O Pix é gratuito para pessoas físicas, inclusive MEIs (microempreendedores individuais)