Projeto de reforma do IR foi bem aceita por mercado e partidos, diz relator
O deputado federal Celso Sabino (PSDB), relator do projeto de reforma tributária, está otimista com o andamento da proposta na Câmara dos Deputados. Ele afirmou que a ideia foi bem recebida por líderes partidários e pelo mercado.
"Bolsas despencaram no mundo inteiro ontem. Mas a Ibovespa disparou. Bateu 128 mil pontos. E segundo o UOL e outros veículos da área financeira, isso foi pela leitura que deputados fizeram do relatório que apresentamos ontem. Isso mostra como essa atualização da tabela do Imposto de Renda vai fazer com que haja uma injeção de ânimo na nossa economia", afirmou Sabino em entrevista no UOL News.
Sabino foi perguntado duas vezes se a votação do projeto aconteceria até o final de agosto na Câmara, mas não quis se comprometer com esse prazo.
"A maturação está acontecendo. Os líderes assimilaram bem a ideia. O mercado reagiu muito bem. E até alguns meios que estavam criticando agora querem que a gente vote mais cedo", contou Sabino.
O deputado explicou ainda que a essência da reforma é reduzir carga tributária sobre o capital produtivo, ou seja, "reduzir imposto de renda de pessoas jurídicas, que produzem emprego e geram novos projetos".
"Nossa proposta é reduzir a carga de 15% para 2,5% para pessoa jurídica. Em substituição vamos tributar a renda, com tributação de lucros e dividendos. No ano passado, 21 mil CPF receberam R$ 230 bilhões sem serem tributados. A gente quer deixar claro que não é vergonha ser rico, mas é vergonhoso ser rico e não querer pagar imposto", concluiu Sabino.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.