PUBLICIDADE
IPCA
+0,53 Jun.2021
Topo

'Paulo Guedes não está perdendo poder, mas ganhando auxiliar', diz Onyx

Onyx Lorenzoni vai assumir parte das atribuições do Ministério da Economia em nova pasta do Emprego e Previdência Social - Evaristo Sá/AFP
Onyx Lorenzoni vai assumir parte das atribuições do Ministério da Economia em nova pasta do Emprego e Previdência Social Imagem: Evaristo Sá/AFP

Do UOL, em São Paulo

22/07/2021 19h34

O futuro ministro do Emprego e Previdência Social, Onyx Lorenzoni, disse hoje que não considera que Paulo Guedes esteja perdendo poder com o desmembramento do Ministério da Economia.

"Minha parceria com o ministro Paulo Guedes... ele não está perdendo nenhum poder, ele está ganhando mais um auxiliar, um aliado ao lado dele, mais um companheiro que vai ajudar a fazer com que a gente possa aproveitar esse vulcão de aumento do PIB que o Brasil vai ter esse ano, e casar isso com emprego e renda", disse ele em entrevista ao programa Brasil Urgente.

Lorenzoni, que atualmente é ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, vai para o seu quarto cargo no governo Bolsonaro. O presidente confirmou nesta semana que irá promover uma pequena reforma ministerial no começo da próxima semana.

Entre as mudanças previstas, está o esvaziamento do Ministério da Economia de Paulo Guedes para criar a pasta do Emprego e da Previdência Social, assumida por Onyx. Para ocupar o atual cargo dele na Secretaria-Geral, o general Luiz Eduardo Ramos deixará o posto na Casa Civil —que, por sua vez, será liderada pelo líder do PP, o senador Ciro Nogueira.

Mais cedo, Guedes disse que a reorganização é para acomodar Onyx, um "fiel e leal companheiro".

"Está havendo uma reorganização interna sem nenhuma ameaça ao coração da política econômica. Zero ameaça. Mas começa uma crise de acomodação porque entra Ciro Nogueira para a Casa Civil e o ministro é o general Ramos, que estava fazendo um bom trabalho e tem a confiança do presidente. Ele é deslocado para a Secretaria-Geral e lá tem o Onyx, um fiel e leal companheiro. E agora o Onyx fica sem ministério?", questionou.