Agronegócio critica ameaça de veto à carne brasileira nos EUA
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) repudiou em nota, nesta sexta-feira (19), a tentativa da Associação de Produtores de Carne dos Estados Unidos (NCBA) de impedir a entrada de carne brasileira em solo americano. Pedido nesse sentido foi encaminhado para o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) na última sexta-feira (12).
Em nota, a Confederação afirma que o Brasil nunca teve qualquer caso de forma típica da Encefalopatia Espongiforme Bovina, o mal da vaca louca, e que nos casos atípicos da doença, registrados este ano, foram cumpridos todos os trâmites exigidos pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Segundo ainda a CNA, o país não foi notificado sobre qualquer ação irregular.
Na nota, a CNA disse que a associação americana ou está desinformada sobre a situação brasileira ou está adotando uma postura sem nenhum caráter sanitário.
Os EUA têm mostrado, nos últimos dias, que pretendem interferir no comércio com o Brasil. Na quinta-feira (18), o senador Jon Tester apresentou um projeto de lei pedindo o fim da entrada de carne bovina brasileira no país.
Assim como a China, que suspendeu as importações da proteína animal brasileira no início de setembro, os dois pedidos americanos questionam os processos que o Brasil utiliza para detectar doenças animais e falam sobre a demora em avisar sobre dois casos atípicos de doença da vaca louca.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.