IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

CEO da Estrella Galicia: fábrica no Brasil será 'uma das maiores do mundo'

A fábrica da cervejaria espanhola Hijos da Rivera, dona da marca Estrella Galicia, no Brasil será em Araraquara, no interior de São Paulo. - Reprodução/Instagram/@estrellagaliciabr
A fábrica da cervejaria espanhola Hijos da Rivera, dona da marca Estrella Galicia, no Brasil será em Araraquara, no interior de São Paulo. Imagem: Reprodução/Instagram/@estrellagaliciabr

Do UOL, em São Paulo

26/11/2021 08h10Atualizada em 26/11/2021 08h18

Fabio Rodrigues, presidente da Estrella Galicia na América Latina, disse ao jornal O Globo que a fábrica da cervejaria espanhola Hijos da Rivera — dona da marca — no Brasil será "uma das maiores do mundo" na área de cervejas premium.

A empresa Hijos anunciou ontem que fará aplicação de R$ 2 bilhões em sua produção no Brasil e parte do valor será destinado para a construção de uma fábrica de cerveja em Araraquara, no interior de São Paulo.

Segundo o jornal, a unidade brasileira da cervejaria será a segunda da marca no mundo e a primeira no território nacional.

"Para o segmento de cervejas premium, a fábrica será uma das maiores do mundo. A nossa venda é ainda considerada artesanal, não se compara com as maiores do mercado. A fábrica em Araraquara vai atender muito a necessidade qualitativa que temos de controlar bem a produção e com um negócio muito mais competitivo", disse.

Na entrevista, o presidente da Estrella Galicia explicou que há cinco anos a marca buscava locais para instalar a fábrica no país. Entre os critérios tidos como importantes estavam a "qualidade da água, e casar isso com a infraestrutura e a logística".

O grupo chegou a mirar três estados para a instalação da fábrica, entre eles, Minas Gerais, no município de Poços de Caldas.

Rodrigues comentou que por motivos estratégicos o negócio não foi fechado no município mineiro e o grupo decidiu instalar a fábrica em Araraquara.

Cerveja premium

A marca veio para o Brasil em 2008 e agora mira na fabricação de cervejas premium, que têm o maior valor agregado. De acordo com Rodrigues, a Estrella Galicia é "carro-chefe" do setor.

Ele contou que cervejas premium demoram mais tempos para ser produzidas, no entanto, "a demanda do mercado tem dado sinais bons de força" para essa categoria.

Apesar da instalação ser em São Paulo, Rodrigues explicou que a Estrella Galicia já está em busca de formas de alcançar o mercado nacional já que há demandas em todos os estados do país.

"Mais recentemente, fechamos um contrato de longo prazo com o sistema Coca-Cola, que vai dar musculatura para a gente no território nacional em todos os canais de venda [bares, restaurantes, supermercados etc]", finalizou.