IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Mirando metaverso, Nike anuncia compra de fabricante de tênis virtuais

Exemplar de tênis virtual projetado pela RTFKT; valores da compra pela Nike não foram divulgados - Divulgação/RTFKT
Exemplar de tênis virtual projetado pela RTFKT; valores da compra pela Nike não foram divulgados Imagem: Divulgação/RTFKT

Do UOL, em São Paulo

14/12/2021 12h04Atualizada em 14/12/2021 17h27

A companhia americana Nike anunciou ontem a aquisição da RTFKT, empresa que trabalha com a formulação de tênis virtuais, especialmente para o metaverso. Os valores que envolveram o negócio não foram tornados públicos.

Fundada há menos de dois anos, em janeiro de 2020, por Benoit Pagotto, Chris Le e Steven Vasileva, a RTFKT é conhecida pela confecção de tênis exclusivos, colecionáveis e virtuais.

A RTFKT se define como uma organização que "usa o que há de mais moderno em motores de jogo, NFT, autenticação blockchain e realidade aumentada, combinando isso com experiência em fabricação, para criar tênis e artefatos digitais únicos".

A compra de tênis da RTFKT pode ser feita usando o ethereum, uma criptomoeda que, assim com o bitcoin, é baseada no princípio de descentralidade.

"É mais um passo que acelera a transformação digital da Nike e nos permite servir atletas e criadores na interseção entre esporte, criatividade, jogos e cultura", disse John Donahoe, CEO da Nike, em nota dirigida à imprensa.

"Estamos adquirindo um equipe de criadores muito talentosa, com uma marca autêntica e conectada. Nosso plano é investir na marca RTFKT, servir e aumentar sua comunidade inovadora e criativa e estender a pegada digital e as capacidades da Nike", acrescentou.