Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Consumo de chocolate, salgadinho e macarrão instantâneo aumenta no Brasil

De acordo com a pesquisa, o consumo de commodities caiu 2% entre janeiro e setembro de 2021 - Keiny Andrade/UOL
De acordo com a pesquisa, o consumo de commodities caiu 2% entre janeiro e setembro de 2021 Imagem: Keiny Andrade/UOL

Do UOL, em São Paulo

16/12/2021 19h09

A inflação está levando os brasileiros a consumirem mais produtos práticos e indulgentes, como chocolate, e a reduzirem o consumo de alimentos básicos, como açúcar, café e óleo.

É o que aponta o estudo "Consumer Insights" feito pela Kantar, que ouviu 11.300 lares, em todo o Brasil. De acordo com a pesquisa, o consumo de commodities caiu 2% entre janeiro e setembro de 2021, na comparação com o mesmo período de 2020. O levantamento atribui a queda ao aumento de 25% no preço destes itens.

A queda também está associada a alta em outras áreas. O consumo de mercearia doce cresceu 9,6% e de mercearia salgada, como salgadinhos, molhos e massa instantânea, subiu 1,6%.

O consumo varia de acordo com o perfil social. Os que buscam conveniência, por exemplo, têm entre 25 e 34 anos e pertencem às classes D e E. Já a busca pelo sabor e prazer é feita principalmente por maiores de 45 anos e da classe C.