IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Após 4 meses de queda, 'prévia do PIB' sobe 0,69% em novembro, diz BC

Do UOL, em São Paulo

17/01/2022 09h10Atualizada em 17/01/2022 10h01

Após quatro meses de queda, o IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central), considerado uma prévia informal do PIB (Produto Interno Bruto), teve alta de 0,69% em novembro, na comparação com o mês anterior, segundo dado dessazonalizado divulgado pelo BC (Banco Central) hoje.

A expectativa em pesquisa da Reuters era de um ganho de 0,65% no mês. Em outubro, o recuo havia sido de 0,28% (dado revisado hoje).

De outubro para novembro, o índice de atividade calculado pelo BC passou de 137,13 pontos para 138,08 pontos na série dessazonalizada. Este é o maior patamar desde agosto (138,33 pontos).

Na comparação com novembro do ano passado, o indicador teve aumento de 0,43%. Em 12 meses, subiu 4,3% e, no acumulado de 2021, o IBC-Br cresceu 4,59%.

O indicador, porém, caiu 0,12% no acumulado do trimestre de setembro até novembro de 2021 ante o mesmo período do ano passado, na série sem ajuste.

O BC informou ainda que o IBC-Br registrou queda de 0,79% no acumulado do trimestre de setembro até novembro na comparação com os três meses anteriores (junho a agosto), pela série ajustada sazonalmente.

O mercado estima uma alta de 4,5% para o PIB em 2021. Já o Ministério da Economia estima alta no PIB de 5,1%.

Entenda o IBC-Br

O indicador do BC é visto pelo mercado como uma antecipação do resultado do PIB. Ele é divulgado mensalmente pelo Banco Central, enquanto o PIB é divulgado a cada três meses pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

No início de dezembro, o IBGE divulgou que o PIB brasileiro encolheu pelo segundo trimestre consecutivo, e o Brasil entrou em recessão técnica. Segundo dados divulgados pelo IBGE, a queda foi de 0,1% em relação ao segundo trimestre.

O IBC-Br serve de base para investidores e empresas adotarem medidas de curto prazo. Porém, não necessariamente reflete o resultado anual do PIB e, em algumas vezes, distancia-se bastante.

O indicador do BC leva em conta a trajetória das variáveis consideradas como bons indicadores para o desempenho dos setores da economia (agropecuária, indústria e serviços).

A estimativa incorpora a produção estimada para os três setores, acrescida dos impostos sobre produtos. O PIB calculado pelo IBGE é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país durante certo período.

* Com Reuters e Estadão Conteúdo