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Marcas encerram acordos com Flow após fala sobre partido nazista

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Imagem: Reprodução

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

08/02/2022 14h22Atualizada em 11/02/2022 16h56

Diversas marcas que possuem (ou que já tiveram) relações comerciais com o Estúdios Flow anunciaram que não farão mais ações publicitárias com a empresa.

As decisões foram tomadas depois que o apresentador do podcast "Flow", Bruno Aiub, conhecido como Monark, defendeu a existência de um partido nazista no Brasil que fosse reconhecido por lei.

O comentário aconteceu ontem (7) durante uma entrevista com os deputados federais Kim Kataguiri (Podemos) e Tabata Amaral (PSB). O apresentador foi demitido na tarde de hoje.

No site oficial do Flow, marcas como iFood, Flash, WiseUp, Insider Store, Bis, Ragazzo, Amazon Music, Amazon Prime Video, Fatal Model e Puma aparecem como apoiadoras do estúdio.

A Flash Benefícios afirmou que "diante de absurdos como esse", é "preciso agir" e anunciou que já solicitou o "rompimento formal e imediato" com os Estúdios Flow:

A Insider Store também anunciou o rompimento do contrato, afirmando que "exige a saída do apresentador" do podcast:

A Fatal Model, site de acompanhantes, afirmou que pediu a suspensão do contrato de patrocínio ao programa.

"O Fatal Model é sinônimo de respeito, profissionalismo e empoderamento. Repudiamos e sempre repudiaremos qualquer forma de discriminação, preconceito e violência. Após o episódio #545, solicitamos a imediata suspensão do patrocínio do Fatal Model ao Flow Podcast", disse a empresa, em comunicado.

A Amazon foi uma das últimas empresas a se pronunciar —a companhia só declarou algo depois que o próprio Estúdio Flow havia anunciado a saída de Monark da sociedade.

Na rede social, a Amazon afirmou que "repudia fortemente as declarações feitas pelo Flow Podcast" e que "Prime Video e Amazon Music não são mais anunciantes e nem mesmo patrocinadores do podcast":

O iFood afirmou que "não mantém mais relação comercial com o Flow" e que a decisão de encerrar o patrocínio foi tomada, "de forma definitiva", em novembro de 2021.

Bis e Puma também alegaram que "não são patrocinadoras" do programa e que fizeram apenas "participações pontuais".

"Já havíamos pedido para nosso logo ser retirado como patrocinadores e reforçamos isso novamente", escreveu a empresa de artigos esportivos:

A marca de chocolates da Mondelez, por sua vez, afirmou que "patrocinou dois episódios do Flow Podcast, veiculados em 2021, e que não tem contrato com o canal":

O Ragazzo, que faz parte do Grupo Habib's, também declarou, nas redes sociais, que havia feito apenas "ações pontuais com o canal" e que não tem "nenhum vínculo" com o apresentador:

O Grupo Habib's encaminhou posicionamento semelhante:

"O Grupo Habib's, detentor da rede de fast food Ragazzo, repudia qualquer tipo de violência ou atitude preconceituosa e informa que atos desta natureza não fazem parte da conduta da marca, assim como de suas comunicações e parcerias. Em relação à recente polêmica envolvendo o Flow Podcast, a companhia esclarece realizou no passado ações pontuais com o canal e que atualmente não tem nenhum vínculo com o podcast ou seus apresentadores."

A Sportsbet, empresa de apostas, também solicitou a suspensão de seu contrato —mas ao programa Flow Sport Clu, que faz parte do grupo:

A Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) também já anunciou que romperá sua parceria recente com o Flow, que envolvia a transmissão dos jogos do Campeonato Carioca pelo canal.