IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Tiradentes e Carnaval: o que abre e fecha no feriado em São Paulo e no Rio

Bancos: não haverá atendimento nas agências em 21 de abril; no dia 22, o funcionamento é normal - Igor Alecsander/Getty Images
Bancos: não haverá atendimento nas agências em 21 de abril; no dia 22, o funcionamento é normal Imagem: Igor Alecsander/Getty Images

Marcela Lemos

Colaboração para o UOL, no Rio de Janeiro

19/04/2022 04h00

O fim de semana começa mais cedo: a partir de quinta-feira (21), além do feriado de Tiradentes, São Paulo e Rio terão os desfiles das escolas de samba que não ocorreram em fevereiro por causa da pandemia de covid-19.

Confira o que abre e fecha nas duas cidades e o esquema de transportes para quem vai aos desfiles.

Bancos

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que não haverá atendimento nas agências bancárias no dia 21 de abril. As áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes, assim como os canais digitais e remotos de atendimento (internet e mobile banking).

Contas de consumo como água, energia e telefone, por exemplo, que vencerem no dia 21 de abril, poderão ser pagas no dia 22 sem incidência de juros.

No dia 22, o atendimento ao público acontecerá normalmente em todas as agências bancárias.

Poupatempo

As unidades do Poupatempo no Rio não abrirão nos dias 20, 21 e 22 devido ao ponto facultativo e ao feriado nacional. As unidades não abrem aos finais de semana.

O Poupatempo em SP não informou seus horários até a publicação deste texto.

Shopping centers

De acordo com a Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping), os lojistas devem abrir nos dias 21 e 24 entre 14h e 21h (horário de feriados e domingos) e nos dias 22 e 23 entre 10h e 22h (horário normal).

Supermercados

Em São Paulo e no Rio, os estabelecimentos vão abrir conforme horário definido em cada rede.

Transportes em São Paulo

CPTM: No dia 21, todas as linhas da CPTM vão funcionar das 4h à meia-noite, com intervalos médios programados para serem semelhantes aos dos domingos.

No dia 22, a operação será de um dia útil normal.

Nos dias 23 e 24, os intervalos médios serão os normais programados para sábado e domingo, respectivamente. Havendo necessidade, a companhia terá trens à disposição nos horários de pico.

EMTU: No dia 21, a operação de todas as linhas será equivalente à programação de domingo.

No dia 22, os serviços seguirão a programação de sábado, com reforço em algumas linhas na Baixada Santista.

Nos dias 23 e 24, a programação será normal de sábado e domingo, respectivamente. Informações detalhadas sobre horários de partida e itinerários podem ser obtidas no site ou no aplicativo da EMTU disponível para iOS e Android.

Metrô: No dia 21, as linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata terão a operação equivalente à de um sábado;

No dia 22, a operação seguirá normalmente a programação de um dia útil.

Nos dias 23 e 24, haverá oferta de trens similar à que circula em um sábado. A operação será monitorada durante todo o feriado para disponibilizar mais trens, de acordo com a demanda.

ViaQuatro e ViaMobilidade: No dia 21, a oferta de trens será igual a de domingo.

No dia 22, a operação é a mesma de um dia útil normal.

No dia 23, a operação seguirá normalmente a programação dos sábados.

No dia 24, a Linha 4-Amarela terá o sistema Paese, das 4h40 às 14h, para auxiliar o transporte de passageiros devido a testes de sinalização, voltando a operar normalmente após esse horário. A Linha 5-Lilás terá operação normal de domingo.

As Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda funcionarão normalmente das 4h à meia-noite em todo o período. Devido à realização de serviços de melhorias e de manutenção programada, os trens da Linha 8-Diamante irão operar, na quinta-feira e no domingo, com intervalo de 20 minutos entre as estações Itapevi e Barueri e 10 minutos no trecho Barueri a Júlio Prestes.

Bilhetes: Desde o final de 2020, o bilhete para ingresso na CPTM e no Metrô é um QR Code. O passageiro pode comprar o bilhete digital QR Code pelo celular, no aplicativo TOP (Android ou iOS) ou pelo WhatsApp, usando o canal oficial do TOP. Basta adicionar o número (11) 3888-2200 aos contatos do celular, solicitar atendimento e seguir as orientações.

Outra opção disponível é a compra do bilhete digital impresso nas máquinas de autoatendimento (ATM) no interior das estações, com cartão de débito. O bilhete deve ser armazenado com cuidado para não danificá-lo.

Transportes no Rio

Metrô: Vai operar com esquema especial de funcionamento para atender ao público que participará dos desfiles na Marquês de Sapucaí, na região central da cidade. O metrô funcionará 24 horas, sem interrupção, a partir das 5h de quarta-feira até as 23h de domingo.

No domingo, a concessionária informou que por conta dos desfiles mirins, haverá extensão dos horários de embarque nas estações Central e Praça Onze -até meia-noite. As demais estações fecharão as portas normalmente às 23h, como já acontece aos domingos. Depois desse horário, só funcionarão para desembarque.

A estação Cidade Nova será fechada nos dias 21, 23 e 24 por causa da transferência entre as linhas, que será feita na estação Estácio. As demais estações ficarão abertas durante o Carnaval.

Trens

  • Nos dias 21, 23 e 24: os trens da Supervia irão circular entre 4h36 e 21h50, de acordo com a grade horária de domingos/feriados programada para cada ramal.
  • No dia 22, a circulação seguirá a grade de dias úteis.

A concessionária informou que, para atender o público que vai ao Sambódromo, haverá reforço na operação. Entre quinta-feira e domingo serão oferecidas viagens extras para os ramais Santa Cruz, Japeri e Saracuruna, após a operação regular de cada dia.

"Depois da operação comercial, o embarque dos clientes será feito somente na estação Central do Brasil. As demais estações do sistema estarão abertas apenas para o desembarque de clientes", informou a concessionária.

Barcas: As barcas que fazem a ligação entre Rio e Niterói (RJ) vão operar nos dias 21 e 22 com a grade de domingos e feriados na linha Arariboia, ou seja, as viagens ocorrerão a cada uma hora, entre 5h30 e 23h30 no sentido Niterói-Rio, e das 6h às 23h no trajeto Rio-Niterói.

Nestes dois dias não haverá operação nas linhas Cocotá e Charitas. A operação das linhas Paquetá e da Divisão Sul não será alterada no dia 22. Ambas funcionarão com grade de dias úteis, conforme disponível no site.

Ônibus: A prefeitura recomenda que a população planeje suas viagens com antecedência por causa das interdições programadas no entorno do Sambódromo, no Centro, e na Intendente Magalhães, na zona norte.

Todas as linhas de ônibus das zonas norte e oeste com destino ao centro farão desvio pelo bairro do Rio Comprido. Já as linhas provenientes da zona sul circularão pela pista lateral da avenida Presidente Vargas, sentido Praça da Bandeira.

BRT: Os ônibus vão operar nos dias 20 e 22 com a grade normal. Nos dias 21 e 23, os horários serão os de sábados. No dia 24, haverá a operação normal de um domingo.

Rodízio de veículos em São Paulo

Está suspenso o rodízio de veículos para carros em São Paulo nos dias 21 e 22 em razão do feriado prolongado. As demais restrições serão mantidas ao longo do dia 22 -rodízio de veículos pesados (caminhões); Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC); Zona de Máxima Restrição aos Fretados (ZMRF); também não estarão liberadas as faixas exclusivas de ônibus.

Correios

No Rio de Janeiro, as agências funcionarão normalmente em 20 e 22 de abril.

No dia 21, só dez unidades abrirão no estado:

  • Capital: Aeroporto Santos Dumont, Barra Shopping, Recreio dos Bandeirantes, Visconde de Inhaúma, Jardim do Méier, Nova América, West Shopping, na capital
  • Região Serrana: Cidade Imperial, Polo Bingen e Coronel Veiga, em Petrópolis

Unidades de Saúde

No Rio, funcionam todos os dias:

  • unidades 24 horas da rede de saúde, como UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), hospitais, centros de emergência regional (CERs) e centros de atenção psicossocial (CAPS) tipo III.

Já os centros municipais de saúde e clínicas da família funcionarão no dia 20 em horário normal, entre 8h e 17h. Nos dias, 21, 22 e 23, as unidades permanecerão fechadas.

Em São Paulo, a Secretaria de Saúde ainda não informou como será o funcionamento dos serviços de saúde.