Quer lucrar? 11 datas comemorativas para você aproveitar com estas dicas
![Dias das Mães, dos Pais, dos Namorados e outras datas podem ser oportunidades para aumentar vendas - Getty Images](https://conteudo.imguol.com.br/c/noticias/08/2022/01/14/dinheiro-notas-real-economia-1642179558932_v2_900x506.jpg)
Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Dia dos Namorados. Essas são algumas das datas festivas mais lembradas ao longo do ano, mas se você tem um negócio e quer turbinar as vendas fique de olho: o calendário brasileiro possui mais de 200 comemorações que são uma ótima oportunidade para movimentar o comércio.
Se bem aproveitadas, essas datas podem criar boas chances para o empreendedor sair na frente da concorrência e engordar o caixa fidelizando ou conquistando clientes, independentemente de ser um dia consagrado ou pouco explorado.
O primeiro passo para usar as datas comemorativas a seu favor é mapear aquelas que mais impactam o seu negócio. Por exemplo, se seu público-alvo são mulheres, invista em datas como Dia das Mães ou Dia da Mulher.
Mas o aumento das vendas nessas datas não cai do céu. É muito importante que você saiba se planejar com bastante antecedência por dois motivos:
- conseguir fazer os preparativos a tempo de colocar seu marketing na rua;
- fazer a reposição do estoque antes de os preços dispararem.
Afinal, os fornecedores também pensam em lucrar mais com as mesmas datas que você.
Carnaval
É comum ouvir que, para o comércio, o ano só começa depois do Carnaval, quando as vendas passam a crescer de forma mais significativa. Este é um importante marco para os brasileiros, quando o comércio de artigos como fantasias, maquiagens e adereços fica bastante movimentado.
As ações promocionais dos comércios dificilmente irão atrair uma quantidade expressiva de clientes se não estiverem em evidência. Por isso, é importante aproveitar a alegria da data para inovar no material de marketing e na decoração.
Dia da Mulher
No dia 8 de março, é celebrado o Dia Internacional da Mulher. Além de marcar a importância da luta pela igualdade de gênero, a data é uma ótima oportunidade para as empresas apoiarem a causa feminina e engajar o público, criando campanhas e promoções especiais.
É comum os homens quererem presentear e homenagear mulheres importantes nesta data. Outra dica importante é conscientizar seus colaboradores sobre a importância da data com palestras motivacionais.
Páscoa
A Páscoa é uma excelente data para empresas do ramo alimentício aumentarem as vendas. Mas, dada a alta concorrência, é necessário se destacar no mercado, chamar a atenção das pessoas e convencê-las a comprar o produto/serviço que você oferece.
Muitas empresas apostam em kits, combos e até brindes para chamar a atenção do consumidor. Coelhos, chocolates, ovinhos e até pelúcias costumam acompanhar a data.
Dia das Mães
Esta é a segunda melhor data mais forte para as vendas. No segundo domingo de maio, há um grande movimento de filhos e filhas buscando uma maneira de presentear as mães.
Para vender bem no Dia das Mães, é importante se preparar, porque a data já é fartamente explorada. Pensar estrategicamente ajuda a sobressair em meio a diversas promoções. Ache um jeito bacana de se comunicar com seu público e escolha uma forma de atraí-lo com descontos.
Lembre-se: na maioria das vezes, quem faz a compra não são as mães, mas os filhos.
Segundo a pesquisa da Social Miner em 2020, 52,7% do tráfego gerado no comércio eletrônico às vésperas do Dia das Mães era masculino, provavelmente de filhos e maridos.
Dia dos Namorados
O dia 12 de junho é o mais esperado pelos românticos para presentear seus parceiros e parceiras, por isso foco no romance. É importante aproveitar o lado emocional da data com um marketing direcionado aos casais.
Nos anúncios, na loja, nas redes sociais, no site da empresa e em todos os outros meios de divulgação, o empreendedor pode trabalhar mensagens e cores que tenham relação com a data ou oferecer experiências a dois.
Dia dos Pais
Celebrado sempre no segundo domingo de agosto, o Dia dos Pais é uma data esperada por muitos empreendedores.
Perfumes, kits de barbear e vestuário são opções bastante frequentes, mas cada vez mais a procura é por eletrônicos.
Embora seja uma data com apelo mais fraco que o Dia das Mães, Dia dos Namorados ou Natal, se a empresa investir em um bom planejamento, consegue tirar uma boa renda extra nesse período.
Dia das Crianças
O dia 12 de outubro é uma data dedicada exclusivamente aos pequenos. Durante o período que antecede o Dia das Crianças, pais e familiares estão em busca de presentes e outras formas de agradar as crianças.
A data, que celebra o bem-estar e os direitos das crianças, costuma movimentar o comércio com venda de brinquedos, roupas e até mesmo comida. Também vale investir em recreação e experiências para não deixar a data passar batida.
Vale lembrar que não são só os pais que compram presentes. Tios, avós e demais familiares também são o seu público-alvo.
Black Friday
A Black Friday já é uma data consagrada nos Estados Unidos, mas a última sexta-feira de novembro é cada vez mais esperada pelos brasileiros. Mais do que isso: o comércio costuma aproveitar a semana toda para oferecer muitas ofertas.
O principal destaque são as grandes promoções dos varejistas, embora, nos últimos anos, todos os segmentos tenham entrado na onda. As vendas costumam ser volumosas, então é uma das datas mais importantes para você estabelecer uma estratégia e se preparar para oferecer boas promoções.
As ações de marketing também são fundamentais para mostrar aos clientes que eles vão economizar com produtos de qualidade e confiança.
Natal
O Natal é uma das melhores datas para alavancar as vendas, pois atende todos os tipos de público.
As vendas são turbinadas em quase todos os segmentos. Então, vale a pena investir esforços nessa época.
Uma dica é se preparar pelo menos um mês antes, pois as compras para a data começam cedo.
Também é importante que o empreendedor invista no estoque de pronta entrega, já que o presente não pode atrasar, e sempre há aqueles que deixam para comprar na última hora.
Ano-Novo
As festas de final de ano são sempre ótimas opções para vender mais. Nessa época do ano, as vendas de roupas, artigos de decoração e comidas sempre decolam. Com a proximidade do recesso, as pessoas também ficam animadas para investir nas férias e comprar itens relacionados ao verão.
O pagamento do 13º salário aumenta significativamente o volume de dinheiro no mercado. Para aproveitar as oportunidades desse período, as empresas precisam iniciar o planejamento meses antes, privilegiando produção e distribuição das mercadorias.
Dia do Consumidor
Em 15 de março, é comemorado o Dia do Consumir. Não dá para chamar de "Black Friday do primeiro semestre", porque a popularidade ainda é baixa, mas as ofertas são cada vez mais comuns nessa época. O retorno para vendedores tem sido significativo.
O Dia do Consumidor faz parte de uma semana toda direcionada às promoções, e isso tem animado as companhias a melhorar os descontos para elevar as vendas. Em 2021, o comércio eletrônico brasileiro registrou um faturamento de R$ 6,3 bilhões, alta de 85% em relação a 2020, na Semana do Consumidor.
Para o comércio eletrônico, é uma data de impacto. Até porque ela ocorre em um período com poucas celebrações capazes de movimentar o comércio —a Páscoa é mais voltada ao chocolate e o Dia das Mães ainda está longe.
No geral, as categorias que mais registram movimento são moda e acessórios, eletrônicos e informática, beleza e casa e construção.
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