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Quer lucrar? 11 datas comemorativas para você aproveitar com estas dicas

Dias das Mães, dos Pais, dos Namorados e outras datas podem ser oportunidades para aumentar vendas - Getty Images
Dias das Mães, dos Pais, dos Namorados e outras datas podem ser oportunidades para aumentar vendas Imagem: Getty Images

Gabriel Dias

Colaboração para o UOL

05/05/2022 04h00

Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Dia dos Namorados. Essas são algumas das datas festivas mais lembradas ao longo do ano, mas se você tem um negócio e quer turbinar as vendas fique de olho: o calendário brasileiro possui mais de 200 comemorações que são uma ótima oportunidade para movimentar o comércio.

Se bem aproveitadas, essas datas podem criar boas chances para o empreendedor sair na frente da concorrência e engordar o caixa fidelizando ou conquistando clientes, independentemente de ser um dia consagrado ou pouco explorado.

O primeiro passo para usar as datas comemorativas a seu favor é mapear aquelas que mais impactam o seu negócio. Por exemplo, se seu público-alvo são mulheres, invista em datas como Dia das Mães ou Dia da Mulher.

Mas o aumento das vendas nessas datas não cai do céu. É muito importante que você saiba se planejar com bastante antecedência por dois motivos:

  • conseguir fazer os preparativos a tempo de colocar seu marketing na rua;
  • fazer a reposição do estoque antes de os preços dispararem.

Afinal, os fornecedores também pensam em lucrar mais com as mesmas datas que você.

carnaval - Renato S. Cerqueira/ Estadão Conteúdo  - Renato S. Cerqueira/ Estadão Conteúdo
Loja de fantasias na rua 25 de Março, em São Paulo
Imagem: Renato S. Cerqueira/ Estadão Conteúdo

Carnaval

É comum ouvir que, para o comércio, o ano só começa depois do Carnaval, quando as vendas passam a crescer de forma mais significativa. Este é um importante marco para os brasileiros, quando o comércio de artigos como fantasias, maquiagens e adereços fica bastante movimentado.

As ações promocionais dos comércios dificilmente irão atrair uma quantidade expressiva de clientes se não estiverem em evidência. Por isso, é importante aproveitar a alegria da data para inovar no material de marketing e na decoração.

dia da mulher - Freepik - Freepik
Mensagens poderosas podem ser usadas na data
Imagem: Freepik

Dia da Mulher

No dia 8 de março, é celebrado o Dia Internacional da Mulher. Além de marcar a importância da luta pela igualdade de gênero, a data é uma ótima oportunidade para as empresas apoiarem a causa feminina e engajar o público, criando campanhas e promoções especiais.

É comum os homens quererem presentear e homenagear mulheres importantes nesta data. Outra dica importante é conscientizar seus colaboradores sobre a importância da data com palestras motivacionais.

pascoa - Getty Images - Getty Images
Nem só de ovo de chocolate se faz a Páscoa
Imagem: Getty Images

Páscoa

A Páscoa é uma excelente data para empresas do ramo alimentício aumentarem as vendas. Mas, dada a alta concorrência, é necessário se destacar no mercado, chamar a atenção das pessoas e convencê-las a comprar o produto/serviço que você oferece.

Muitas empresas apostam em kits, combos e até brindes para chamar a atenção do consumidor. Coelhos, chocolates, ovinhos e até pelúcias costumam acompanhar a data.

dia das mães - Getty Images - Getty Images
O Dia das Mães é uma das datas mais fortes do mercado
Imagem: Getty Images

Dia das Mães

Esta é a segunda melhor data mais forte para as vendas. No segundo domingo de maio, há um grande movimento de filhos e filhas buscando uma maneira de presentear as mães.

Para vender bem no Dia das Mães, é importante se preparar, porque a data já é fartamente explorada. Pensar estrategicamente ajuda a sobressair em meio a diversas promoções. Ache um jeito bacana de se comunicar com seu público e escolha uma forma de atraí-lo com descontos.

Lembre-se: na maioria das vezes, quem faz a compra não são as mães, mas os filhos.

Segundo a pesquisa da Social Miner em 2020, 52,7% do tráfego gerado no comércio eletrônico às vésperas do Dia das Mães era masculino, provavelmente de filhos e maridos.

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O clima é de romance no Dia dos Namorados
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Dia dos Namorados

O dia 12 de junho é o mais esperado pelos românticos para presentear seus parceiros e parceiras, por isso foco no romance. É importante aproveitar o lado emocional da data com um marketing direcionado aos casais.

Nos anúncios, na loja, nas redes sociais, no site da empresa e em todos os outros meios de divulgação, o empreendedor pode trabalhar mensagens e cores que tenham relação com a data ou oferecer experiências a dois.

dia dos pais - Getty Images - Getty Images
Pai e filhos comemoram o Dia dos Pais
Imagem: Getty Images

Dia dos Pais

Celebrado sempre no segundo domingo de agosto, o Dia dos Pais é uma data esperada por muitos empreendedores.

Perfumes, kits de barbear e vestuário são opções bastante frequentes, mas cada vez mais a procura é por eletrônicos.

Embora seja uma data com apelo mais fraco que o Dia das Mães, Dia dos Namorados ou Natal, se a empresa investir em um bom planejamento, consegue tirar uma boa renda extra nesse período.

Dia das crianças - MoMo Productions/Getty Images - MoMo Productions/Getty Images
Dia das Crianças é marcado por brinquedos e atrações recreativas
Imagem: MoMo Productions/Getty Images

Dia das Crianças

O dia 12 de outubro é uma data dedicada exclusivamente aos pequenos. Durante o período que antecede o Dia das Crianças, pais e familiares estão em busca de presentes e outras formas de agradar as crianças.

A data, que celebra o bem-estar e os direitos das crianças, costuma movimentar o comércio com venda de brinquedos, roupas e até mesmo comida. Também vale investir em recreação e experiências para não deixar a data passar batida.

Vale lembrar que não são só os pais que compram presentes. Tios, avós e demais familiares também são o seu público-alvo.

Black friday - Reinaldo Canato/UOL - Reinaldo Canato/UOL
Black Friday costuma ser lembrada para quem busca eletrônicos
Imagem: Reinaldo Canato/UOL

Black Friday

A Black Friday já é uma data consagrada nos Estados Unidos, mas a última sexta-feira de novembro é cada vez mais esperada pelos brasileiros. Mais do que isso: o comércio costuma aproveitar a semana toda para oferecer muitas ofertas.

O principal destaque são as grandes promoções dos varejistas, embora, nos últimos anos, todos os segmentos tenham entrado na onda. As vendas costumam ser volumosas, então é uma das datas mais importantes para você estabelecer uma estratégia e se preparar para oferecer boas promoções.

As ações de marketing também são fundamentais para mostrar aos clientes que eles vão economizar com produtos de qualidade e confiança.

natal - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
As compras de Natal são esperadas o ano todo
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Natal

O Natal é uma das melhores datas para alavancar as vendas, pois atende todos os tipos de público.

As vendas são turbinadas em quase todos os segmentos. Então, vale a pena investir esforços nessa época.

Uma dica é se preparar pelo menos um mês antes, pois as compras para a data começam cedo.

Também é importante que o empreendedor invista no estoque de pronta entrega, já que o presente não pode atrasar, e sempre há aqueles que deixam para comprar na última hora.

ano novo - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Réveillon é marcado por muitas festas
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Ano-Novo

As festas de final de ano são sempre ótimas opções para vender mais. Nessa época do ano, as vendas de roupas, artigos de decoração e comidas sempre decolam. Com a proximidade do recesso, as pessoas também ficam animadas para investir nas férias e comprar itens relacionados ao verão.

O pagamento do 13º salário aumenta significativamente o volume de dinheiro no mercado. Para aproveitar as oportunidades desse período, as empresas precisam iniciar o planejamento meses antes, privilegiando produção e distribuição das mercadorias.

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Semana do Consumidor oferece grande diversidade de produtos
Imagem: Getty Images

Dia do Consumidor

Em 15 de março, é comemorado o Dia do Consumir. Não dá para chamar de "Black Friday do primeiro semestre", porque a popularidade ainda é baixa, mas as ofertas são cada vez mais comuns nessa época. O retorno para vendedores tem sido significativo.

O Dia do Consumidor faz parte de uma semana toda direcionada às promoções, e isso tem animado as companhias a melhorar os descontos para elevar as vendas. Em 2021, o comércio eletrônico brasileiro registrou um faturamento de R$ 6,3 bilhões, alta de 85% em relação a 2020, na Semana do Consumidor.

Para o comércio eletrônico, é uma data de impacto. Até porque ela ocorre em um período com poucas celebrações capazes de movimentar o comércio —a Páscoa é mais voltada ao chocolate e o Dia das Mães ainda está longe.

No geral, as categorias que mais registram movimento são moda e acessórios, eletrônicos e informática, beleza e casa e construção.