IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Magnata da Sibéria: quem é o novo dono de todos os McDonald's na Rússia?

Homem sai de um McDonald"s na área central de Moscou, na Rússia - Reuters/Evgenia Novozhenina
Homem sai de um McDonald's na área central de Moscou, na Rússia Imagem: Reuters/Evgenia Novozhenina

Rafael Souza

Colaboração para o UOL

20/05/2022 04h00

Após anunciar a saída da Rússia, a McDonald's Corp começou um processo para vender todos os seus negócios no país, incluindo os 850 imóveis onde os hambúrgueres eram vendidos.

Não demorou muito e já existe um comprador, anunciado nesta quinta (19): será Alexander Govor, que já atuava como licenciado da empresa desde 2015. Agora, resta apenas a aprovação regulatória, mas deve ser fechada nas próximas semanas.

No acordo com o McDonald's, Govor deve adquirir todo o portfólio de restaurantes e aplicar uma nova marca. O contrato de compra e venda prevê ainda a manutenção dos empregados por ao menos dois anos. Não houve divulgação do valor da venda.

Megaempresário com portfólio diversificado

Alexander Govor - KuzPress - KuzPress
Retrato de Alexander Govor
Imagem: KuzPress

Alexander Govor Nikolaevich nasceu em 1960 e é um megaempresário russo que já operava 25 restaurantes do McDonald's na região da Sibéria. É famoso por possuir na Rússia vários tipos de negócio, que não são relacionados somente ao setor de alimentação.

Segundo a Forbes, o empresário é atualmente cofundador da refinaria de petróleo NeftekhimServis, que atua no setor há mais de 20 anos e teve receita de 97,5 bilhões de rublos em 2021 (R$ 7,7 bilhões na cotação atual).

Govor também detém metade da refinaria de petróleo Anzhersky e 100% da empresa Siberian Distribution Center, especializada em roupas e calçados. O empresário é ainda o dono do hotel Park Inn e de uma rede de clínicas privadas na cidade de Novokuznetsk, de acordo com o site The Bell.

Mortes em mina de carvão

Em 2007, o empresário era diretor técnico da empresa de carvão Yuzhkuzbassugol quando dois acidentes em minas causaram a morte de 148 pessoas. Na época, segundo a Forbes, o governador da região de Kemerovo, Aman Tuleev, disse que poderia haver uma mudança na administração e nos proprietários da empresa.

Pouco tempo depois, Alexander teve que vender suas ações à holding metalúrgica Evraz Group. No entanto, apesar do incidente, Govor acabou ganhando cerca de US$ 500 milhões com a venda de sua participação na empresa.

Com a saída da Yuzhkuzbassugol, Govor conseguiu criar uma nova empresa de carvão, a Sibenergougol (da qual, atualmente, não é mais controlador), e em 2008 fundou a A-Mega-Holding, proprietária da fabricante de alimentos Sibirskaya Milena, que inclui fazendas de gado e laticínios, além da fábrica de salsichas Mezhdurechye Delicacies.