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Comercial da Nike com Rayssa Leal ganha leão no festival de Cannes

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Imagem: Reprodução

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

24/06/2022 16h44Atualizada em 24/06/2022 17h45

O último dia do festival de Cannes, prêmio mais importante da publicidade mundial, premiou três campanhas brasileiras com leões de bronze.

Os troféus ficaram para os comerciais "Novas fadas", da agência Wieden Kennedy SP para a Nike, "Beijos Icônicos", da agência Gut São Paulo para o Mercado Livre, na categoria Film.

Na categoria Glass, que premia trabalhos que promovem a igualdade de gênero, um dos troféus de bronze foi para a ação "Uniforme que nunca existiu", da agência TracyLocke para a Centauro.

Na campanha, a Centauro faz uma homenagem a Aída dos Santos, única mulher na delegação brasileira dos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 1964. Aída, que ficou com a 4ª colocação no salto em altura naquela Olimpíada, competiu sem treinador e sem uniforme - nos Jogos, ela usou um uniforme emprestado pelo time de futebol do Botafogo.

Veja, abaixo, os 3 comerciais premiados hoje (24):

"Novas fadas", da Wieden Kennedy SP para a Nike:

"Beijos Icônicos", da Gut São Paulo para o Mercado Livre:

"Uniforme que nunca existiu", da TracyLocke para a Centauro:

Cliente do ano

O Burger King foi eleito, pela 3º vez consecutiva, o "anunciante do ano" do festival. A rede de lanchonetes ganhou 24 troféus no evento, com 11 campanhas diferentes. O Burger King Brasil foi o país que teve o maior número de peças premiadas: 4 campanhas diferentes ganharam 8 leões.

Brasil fica com 70 troféus

Com os 3 prêmios anunciados hoje, o Brasil ficou com 70 troféus nesta edição do festival, sendo 10 de ouro, 24 de prata e 36 de bronze. A performance deste ano foi um pouco melhor do que a do ano passado, quando o país faturou 67 prêmios.

As empresas brasileiras inscreveram 1.930 trabalhos nas 29 categorias do festival. O Brasil foi o terceiro país com mais campanhas inscritas, atrás apenas de Estados Unidos e Reino Unido.