PT pede investigação ao MP das obras em casa de Guimarães pagas pela Caixa
O PT (Partido dos Trabalhadores) pediu uma investigação ao MP (Ministério Público) em relação às denúncias de que obras na mansão do ex-presidente da Caixa Econômica Federal Pedro Guimarães foram pagas pelo banco estatal.
Segundo informou o jornal Folha de S.Paulo, as intervenções foram feitas em julho de 2020 por quatro funcionários de uma empresa que mantém contratos com o banco público para realização de serviços de manutenção em seus prédios e agências. Relato de servidores da Caixa diz que o custo foi de aproximadamente R$ 50 mil. Guimarães deixou o comando do banco após denúncias de funcionárias, que o acusaram de assédio sexual.
Diante dos fatos apresentados pela reportagem, nota-se que a prática efetuada não se trata de caso isolado, mas sim de fato corriqueiro evidenciando claramente a total inobservância aos princípios mais basilares da Administração Pública, em especial o da moralidade. Trecho de documento assinado pelo senado Humberto Costa
"Assim, rogo a Vossa Excelência que seja dado início a procedimento que entender mais adequado para promover a apuração de eventual ato de improbidade administrativa nos termos da Lei 8.429/92 dado o flagrante prejuízo causado ao Erário em virtude de pagamento supostamente indevido realizado pela instituição financeira", acrescenta, em seguida.
À Folha, o criminalista José Luis Oliveira Lima, que faz a defesa de Guimarães, confirmou a realização das melhorias e disse que elas foram autorizadas pelo setor de segurança após supostas ameaças recebidas pelo ex-presidente do banco.
A Caixa também confirmou as obras, mas disse que elas estão relacionadas à segurança do então presidente e que são previstas em normas internas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.