IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Sorvete chinês que não derrete nem com fogo vira alvo de investigação

Essa marca chinesa de sorvetes de luxo ganhou o centro das atenções após revelações de que seus produtos continuam sem derreter mesmo depois de incendiados. Isso continua levantando dúvidas sobre o que está em seus produtos. - Divulgação
Essa marca chinesa de sorvetes de luxo ganhou o centro das atenções após revelações de que seus produtos continuam sem derreter mesmo depois de incendiados. Isso continua levantando dúvidas sobre o que está em seus produtos. Imagem: Divulgação

Colaboração para o UOL

08/07/2022 13h57

Os chineses estão curiosos e desconfiados: um produto apelidado de "Hermes do sorvete" não derrete em altas temperaturas ou quando exposto ao fogo, então consumidores começaram a se perguntar: o que há de diferente nele?

Mas não é só de curiosidade que se cerca o sorvete mais caro da China. Ele está sob investigação, depois de surgirem vídeos que mostram que o produto não derrete em altas temperaturas ou quando exposto ao fogo. Os consumidores, já irritados com os preços altos e crescentes, agora exigem saber o que há nos produtos de sorvete da marca Zhong Xue Gao.

Em vídeos do produto, usuários afirmam que o sorvete com sabor de coco e sal da marca contina intacto mesmo após mais de 50 minutos sob altas temperaturas.

O vídeo, visto 500 milhões de vezes no Weibo, mostra que o sorvete permanece em um estado pegajoso, em vez de derreter, como um sorvete normal faria. Apelidado de "Hermes do sorvete", a Zhong Xue Gao, com sede em Xangai, é popular nas principais cidades do continente, apesar de seu preço relativamente alto.

Alguns de seus sorvetes de primeira linha são vendidos a 70 yuans (cerca de 60 reais) ou mais. Um funcionário do Departamento de Supervisão e Administração do Mercado de Xangai, disse na terça-feira (5) que estava ciente dos vídeos e que está investigando o caso, segundo o China News Service.

Os resultados dos testes de instituições de testes profissionais devem ser mais confiáveis", disse o funcionário. "Aos nossos olhos nus, o sorvete não derreteu. Mas esta conclusão seria melhor apoiada por dados científicos."

"Os principais componentes do sorvete sabor coco com louro são leite, creme de leite, polpa de coco, leite condensado e leite em pó. Quarenta por cento deste sorvete são materiais sólidos", afirmou a empresa em comunicado divulgado no Weibo. A empresa disse que adicionou 0,032 gramas de carragenanas, que é um extrato de algas marinhas, em potes de sorvete com 78 gramas cada, e que atende às regulamentações nacionais.

A empresa disse que as carragenanas são amplamente aplicadas em sorvetes e bebidas. Existem algumas evidências de que elas podem causar problemas de saúde e até câncer, mas isso é discutível, pois essa informação vem apenas de estudos em animais e células.