Anatomia da Rachadinha: UOL é finalista do Prêmio Não Aceito Corrupção
A série de reportagens "Anatomia da rachadinha", do UOL, é finalista do 3º Prêmio Não Aceito Corrupção, promovido pelo Instituto Não Aceito Corrupção. Publicada em março de 2021, a série revelou indícios de "rachadinha" no gabinete de Jair Bolsonaro (PL) quando este era deputado federal.
"Rachadinha" é o nome popular da devolução de um percentual dos salários de assessores de um político, pagos com dinheiro público. A prática é ilegal e configura crime de peculato (mau uso ou roubo de dinheiro público).
Durante seis meses, a equipe do núcleo investigativo do UOL analisou mais de 600 mil operações bancárias que constam nas quebras de sigilo de pessoas e empresas ligadas ao senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ), determinadas pelo Judiciário. Os dados vão de 2007 a 2018, período em que alguns funcionários de Flávio na Alerj (Assembleia Legislativa do Rio) também trabalharam para seu pai na Câmara dos Deputados.
A análise dos dados revelou que quatro funcionários do então deputado federal Jair Bolsonaro sacaram 72% de seus salários em dinheiro vivo. Eles receberam R$ 764 mil e retiraram R$ 551 mil em espécie. Esse mesmo padrão foi considerado pelo MP-RJ (Ministério Público do Rio de Janeiro) como parte do método da suposta organização criminosa que atuava dentro do gabinete de Flávio na Alerj
A série de reportagens também encontrou indícios de "rachadinha" no gabinete do vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) e a existência de outros tipos de transações financeiras suspeitas. Entre elas, o saque de todo o saldo da conta de uma das funcionárias de Jair Bolsonaro na Câmara dos Deputados pela sua ex-mulher, Ana Cristina Siqueira Valle.
Os vencedores do 3º Prêmio Não Aceito Corrupção serão conhecidos no dia 27 de julho. Além das melhores reportagens em jornalismo investigativo, o prêmio reconhece projetos acadêmicos, aplicativos e estudos de casos empresariais que contribuem para o combate à corrupção.
A série "Anatomia da rachadinha" já recebeu o Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, organizado pela Escola de Dados e Open Knowledge Brasil, em novembro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.