IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

Teve até de alho: veja os sabores mais exóticos de Coca pelo mundo

Coca-Cola tem alguns sabores que saíram de linha - iStockphoto
Coca-Cola tem alguns sabores que saíram de linha Imagem: iStockphoto

Colaboração para o UOL

15/09/2022 04h00

É difícil encontrar alguém que nunca tenha provado Coca-Cola. A bebida secular e de gosto característico está presente em mais de 200 países e pode ser encontrada em sabores exóticos e diversos do tradicional, o que causa surpresa em muitos dos fãs do refrigerante que desconhecem essa variedade.

A mais recente versão da bebida — a Coca-Cola Dreamworld — chegou em edição limitada com um sabor direcionado ao mundo da fantasia e dos sonhos. Ele está disponível nos Estados Unidos e Canadá inicialmente.

Nas versões normal e zero açúcar, tem como público-alvo a geração Z, ao fazer ligação com experiências online baseadas no metaverso. A Dreamworld é a quarta bebida lançada pela Coca-Cola Creations, que é uma plataforma de inovação da marca. Este ano já foi lançado o sabor Starlight, inspirado no espaço sideral, e a Zero Sugar Byte, bebida inspirada em pixel. As receitas continuam em segredo e marca não pretende revelar qual o sabor, pois faz parte da experiência de seus clientes.

No Brasil, os sabores da Coca-Cola também são diversos. Os refrigerantes nos gostos Vanilla (baunilha) e Cherry (cereja) começaram a ser vendidos em quatro estados: São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Paraná. O sabor Cherry já teve outra tentativa de venda no Brasil, ainda nos anos 1990, foi interrompida e retornou em 2016.

Coca-Cola possui mais de 500 bebidas

Ao longo das décadas, desde que foi criada em 1886, a Coca-Cola Company, dona de mais de 500 marcas de bebidas, lançou uma diversidade de sabores no mercado. Algumas parecem ter agradado mais do que outras pelo tempo de comercialização. Outros sabores, porém, não caíram no gosto e deixaram as prateleiras, saindo de linha. Abaixo, uma relação de sabores já lançados.

Alguns que continuam sendo comercializados

Tradicional - a versão mais conhecida de todas contém água gaseificada, açúcar, extrato de noz moscada, cafeína e corante caramelo.

Cereja - essa versão traz uma mistura do gosto original da Coca-Cola com toques de cereja, o que confere à bebida um gosto refrescante. Foi comercializado pela primeira vez em 1958 nos Estados Unidos, inicialmente, passando depois para outros países.

Vanilla (baunilha) - uma combinação de baunilha com coca, criada em 2002 nos Estados Unidos. Foi comercializada em vários países, mas teve a venda interrompida no Reino Unido.

Lemon (limão) - mistura com limão siciliano, foi criada em 2005, fez sucesso, mas teve a venda descontinuada em alguns países.

Lime - aqui, temos uma versão com toque de limão. Antecedeu a criação da concorrente Pepsi Twist.

Sango (laranja sanguínea) - essa combinação é de Coca-Cola com um tipo de laranja rica em citrus e outras vitaminas, o que garante o gosto forte e característico. Atualmente é vendido exclusivamente na França.

Stevia - com 50% menos açúcares e adição de stevia, essa é uma versão 'verde' da bebida e é vendida em mais de 25 países, incluindo o Brasil.

Coca-Cola diet Twisted Mango - é possível comprar nos Estados Unidos, é a famosa Coca diet com sabor de manga.

Coca-Cola laranja e baunilha - é Fanta ou Coca? Difícil responder, mas ainda há no exterior a Coca com sabor de laranja. O sabor foi lançado em 2019.

Esse já saíram de linha

Coca-Cola Green tea (chá verde) - esse sabor foi lançado em 2009 no Japão. A bebida trazia um toque de chá verde, além do sabor, tinha propriedades antioxidantes, mas as vendas ficaram aquém do esperado.

Coca-Cola Black (café) - como o próprio nome sugere, a Coca-Cola nessa versão tinha sabor de café. Extremamente forte, vale ressaltar. A ideia era que fosse tomado pela manhã, substituindo o café, mas a versão lançada em 2006 logo parou de ser vendida.

Coca-Cola Garlic (alho) - a versão com gosto de alho foi lançada em 2002, mas não deu muito certo. Não agradou paladares. Ficou apenas um mês no mercado e saiu de linha.

Coca-Cola citra (limão e laranja lima) - lançada em 2005 no Japão, esse sabor fez muito sucesso e se espalhou para outros países, mas dois anos depois saiu de linha também.

Coca-Cola black cherry vanilla (cereja e baunilha) - a mistura dos sabores não caiu no gosto do consumidor e ficou pouco tempo sendo vendida.

Ginger (gengibre) - lançada em 2017 no Japão, as vendas foram limitadas à época de inverno. O gengibre na receita confere um toque picante e exótico.

PUBLICIDADE
Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi publicador, a Coca de Baunilha não deixou de ser vendida na América do Norte. O erro foi corrigido.