IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Prova de vida do INSS: o que você precisa fazer neste ano e em 2023?

A prova de vida do INSS terá mudanças a partir de janeiro de 2023 - Aloísio Maurício/Fotoarena/Estadão Conteúdo
A prova de vida do INSS terá mudanças a partir de janeiro de 2023 Imagem: Aloísio Maurício/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Do UOL

30/09/2022 04h00

A obrigatoriedade da prova de vida está suspensa para aposentados, pensionistas e demais beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) até 31 de dezembro de 2022.

Quem não fez a prova de vida a partir de fevereiro deste ano, quando o governo federal tirou a obrigatoriedade, não terá o pagamento suspenso.

Por mais que seja opcional, o aplicativo Meu INSS e os terminais de autoatendimento dos bancos seguem ativos caso os segurados desejem fazê-la. No entanto, o INSS destaca que o segurado não precisa mais sair de casa para fazer a prova de vida.

Segundo o governo, 36 milhões de pessoas foram impactadas com a decisão, das quais 5 milhões têm mais de 80 anos.

A prova de vida é feita uma vez por ano por bancos com a finalidade de impedir fraudes e garantir o pagamento dos benefícios sem interrupções.

Como fica a prova de vida em 2023? Vale destacar que a situação será diferente a partir de janeiro do ano que vem, quando o INSS será responsável por fazer a prova de vida dos segurados.

O órgão promete realizar de maneira proativa um cruzamento de informações na base de dados da instituição ou de órgãos governamentais. O que poderá servir como prova de vida a partir do ano que vem:

  • Acesso ao aplicativo Meu INSS ou outros aplicativos e sistemas dos órgãos e entidades públicas que possuam certificação e controle de acesso, no Brasil ou no exterior;
  • Realização de empréstimo consignado, efetuado por reconhecimento biométrico;
  • Atendimento: presencial nas agências do INSS ou por reconhecimento biométrico nas entidades ou instituições parceiras;
  • Atendimento em perícia médica, por telemedicina ou presencial;
  • Atendimento no sistema público de saúde ou na rede conveniada;
  • Registros de vacinação;
  • Consultas no SUS (Sistema Único de Saúde);
  • Comprovante de votação nas eleições;
  • Declaração de imposto de renda;
  • Emissão ou renovação de passaporte;
  • Emissão ou renovação de carteira de identidade;
  • Emissão ou renovação de carteira de motorista;
  • Emissão ou renovação de certificado de alistamento militar;
  • Outros documentos oficiais que necessitem da presença física do usuário ou reconhecimento biométrico;
  • Recebimento do pagamento de benefício com reconhecimento biométrico.

E se o beneficiário não tiver essas movimentações nos dados federais? Quando não for possível essa comprovação de vida, o beneficiário será notificado, no mês anterior ao de seu aniversário, sobre a necessidade de realização da prova de vida, preferencialmente, por meio eletrônico.

O que é prova de vida do INSS? A prova de vida é um procedimento obrigatório para o segurado do INSS comprovar que está vivo e continuar a receber benefícios.

Até então, o titular precisava comparecer presencialmente ao banco responsável pelo pagamento do benefício e para fazer a prova de vida por meio de biometria nos caixas eletrônicos ou no atendimento pessoal das agências, apresentando o cartão de débito e um documento com foto. Isso, agora, passa a ser opcional.

O governo já havia implementado outras medidas para facilitar a comprovação. Uma delas era que idosos a partir de 80 anos ou pessoas com dificuldade de locomoção podiam pedir visita em domicílio, mediante agendamento.

Quem tinha biometria facial cadastrada no Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) ou no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) também já podia fazer a prova de vida de forma eletrônica, no app Meu INSS.

Em caso de dúvidas, o que fazer? O segurado pode ligar para a central de atendimento 135. O serviço está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília).