IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Saiba quem são Arida e Lara Resende, os 'pais' do Real na equipe de Lula

O economista André Lara Resende - Antonio Scarpinetti/SEC Unicamp
O economista André Lara Resende Imagem: Antonio Scarpinetti/SEC Unicamp

Do UOL, em Brasília

08/11/2022 16h26Atualizada em 08/11/2022 18h16

Os economistas Persio Arida e André Lara Resende vão participar da equipe de transição do governo Lula (PT).

Historicamente ligados ao PSDB e ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, Arida e Lara Resende mantiveram conversas durante a campanha de 2022 como conselheiros informais do ex-tucano Geraldo Alckmin (PSB), vice na chapa presidencial.

Na década de 80, Arida e Lara Resende apresentaram um estudo sobre a necessidade de uma reforma monetária para combater a inflação no Brasil. Anos depois, essa teoria foi colocada em prática e ficou conhecida como "proposta Larida".

Basicamente, eles fizeram uma proposta de criação de uma nova moeda que funcionasse como âncora cambial para estabilizar a economia e deter a inflação, batizada de URV (Unidade de Referência de Valor), uma moeda virtual para a transição da moeda Cruzado para o Real. A medida foi eficaz para deter o descontrole crônico dos preços e gerou o Plano Real.

Na campanha de 2018, Arida foi coordenador econômico do programa econômico de Alckmin; Lara Resende assessorou Marina Silva (Rede). Quatro anos depois, todos declararam apoio ao petista no segundo turno.

Agora, foram oficializados na equipe de transição do governo Lula-Alckmin. Eles vão ajudar a nova equipe a elaborar as primeiras medidas na área de política econômica a partir de janeiro de 2023.

Além de Arida e Lara Resende, os economistas Nelson Barbosa e Guilherme Mello vão coordenar o grupo de trabalho na economia na equipe de transição de governo.

Cargos no governo. Integrar a equipe de transição não significa, necessariamente, que Arida ou Lara Resende ocuparão cargos na gestão Lula.

O petista ainda discute a formação dos ministérios. Os nomes de ambos já foram ventilados para chefiar as pastas de Economia, que deve ser rebatizada de Fazenda, e do Planejamento. Parte dos aliados de Lula, no entanto, defende que ele escolha políticos com trânsito no Congresso. Experientes, Arida e Lara Resende já atuaram no setor público.

Arida foi presidente do BNDES entre 1993 e janeiro de 1995, durante o governo Itamar Franco, mesma época em que Fernando Henrique Cardoso chefiava o Ministério da Fazenda. Quando FHC assumiu a Presidência da República, em 1995, nomeou Arida para o Banco Central, onde permaneceu por alguns meses até ir para a iniciativa privada.

Lara Resende também foi presidente do BNDES e diretor do Banco Central do Brasil, além de trabalhar como assessor da Presidência da República no governo de Fernando Henrique Cardoso.