IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ex-banqueiro defende Lula furar teto por 'crescimento com previsibilidade'

Colaboração para o UOL, em São Paulo

10/11/2022 14h15

O economista Eduardo Moreira afirmou que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve furar o teto de gastos para que o Brasil possa voltar a crescer, mas também defendeu que o governo deverá mostrar previsibilidade e segurança aos investidores.

"Ficar dependendo do teto e engessado da forma como foi feito lá atrás e precisando de um monte de coisa estrutural no Brasil é impossível, é uma equação sem solução. Tem que tirar essa restrição porque é impossível manter esse teto de gastos como está e imaginar um país diferente e que consiga voltar a crescer e resolver o problema da fome", disse durante participação no UOL News.

Moreira também afirmou que a economia brasileira está em "frangalhos" e que o objetivo de Lula deve ser fazer uma gestão em que o orçamento passe a ser sustentável no longo prazo.

"O desafio do Lula é garantir uma previsibilidade para que os investidores não precisem do teto de gastos para continuarem financiando o orçamento público", analisou.

Ele, que também é ex-banqueiro além de economista, ainda disse que simplesmente furar o teto de gastos sem um bom planejamento econômico poderia, na verdade, ser um desastre.

"Furar o teto sem perspectiva de crescimento e previsibilidade de melhora econômica é um desastre, mas furar o teto de gastos para poder gerar esse crescimento com previsibilidade é uma coisa positiva", finalizou.

Sakamoto: Lula chora pela fome no Brasil; Bolsonaro, ao falar de si mesmo

O colunista do UOL Leonardo Sakamoto fez uma comparação entre os choros de Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após vencerem as eleições e classificou o petista como um presidente com mais empatia.

"Depois da vitória [em 2018] o Bolsonaro veio a público e chorou de forma sincera quando falou dele, o que tinha acontecido para ele chegar até ali e as dificuldades, ou seja, Bolsonaro, ao lembrar de si mesmo, chorou. Lula chorou ao lembrar-se da fome, ao lembrar-se de terceiros".

Ele ainda afirmou que Bolsonaro pensa apenas nele mesmo e em seu núcleo familiar mais próximo, enquanto Lula mostrou solidariedade a 33 milhões de brasileiros que passam por dificuldades.

Joel: Após relatório, 'notinha' da Defesa é equivalente a um choramingo

O comentarista do UOL News Joel Pinheiro afirmou que a nota divulgada pelo Ministério da Defesa não excluindo a possibilidade de fraude nas urnas eletrônicas é típica de quem não quer dar o braço a torcer.

"Essa notinha que o Ministério da Defesa acabou de lançar é um equivalente escrito de um choramingo. É uma última alternativa de não dar o braço a torcer, mas já acabou. A última esperança dos golpistas era a tal nota dos militares", disse.

Ele ainda analisou que a nota foi escrita "da forma mais enrolada possível" pelas Forças Armadas para não assumir que não foi encontrado nenhum tipo de irregularidade e também para não desamparar os apoiadores do atual governo.

"O governo não querendo desamparar totalmente as pessoas, solta essa notinha do Ministério da Defesa, mas que não engaja ninguém. Já estão desmobilizando e o pessoal que pedia o golpe já está perdendo o ímpeto".

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: 8h, 12h e 18h, sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta às 8h, 12h e 18h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa: