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Com Black Friday e Copa do Mundo, marcas de TVs miram crescimento de vendas

Valter Campanato/Agência Brasil
Imagem: Valter Campanato/Agência Brasil

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em Piracicaba (SP)

19/11/2022 04h01

Um estudo recente da consultoria Gfk aponta que quase 20% dos consumidores pretendiam adquirir um aparelho de televisão novo para acompanhar a Copa do Mundo deste ano, que começa neste domingo (20).

Ao mesmo tempo, quase metade dos ouvidos no estudo da Gfk (49%) indicava que faria a compra mais próxima ao mundial - principalmente por causa das ofertas de Black Friday, dia de promoções que acontece na próxima sexta (25).

E alternativas não faltam: levando em consideração apenas 3 das marcas mais vendidas no país (Samsung, LG e Philco), o público possui mais de 120 opções de compra no mercado nacional, com preços que variam entre R$ 700 e mais de R$ 40 mil.

Investimento em novas tecnologias. De olho nestes consumidores, as principais marcas de TVs do mercado incrementaram seus investimentos em marketing, além de investirem em novas tecnologias.

A Copa do Mundo costuma marcar a chegada de inovações: em 1970, por exemplo, houve o primeiro evento com transmissão direta colorida; em 2010, aconteceu a introdução do LED nos aparelhos e 2018 marcou a chegada da tecnologia 4K no Brasil.

"Além de mexer com o ponteiro de vendas, o Mundial de futebol costuma firmar tecnologias e comportamentos de consumo. Hoje, a intenção do consumidor é trocar a televisão antiga por outro aparelho com telas maiores e mais recursos", afirma Cintia Viani, gerente de produto e marketing para TVs da LG do Brasil.

"Temos observado um aumento na demanda por aparelhos desde setembro. O verdadeiro impulso de compra vem dos modelos premium, uma vez que a preparação do consumidor é gigante e a janela de oportunidade é atrativa. Os consumidores costumam buscar produtos mais caros, que vão durar mais tempo", afirma Guilherme Campos, gerente sênior de produtos de TV e áudio da Samsung.

Black Friday, Copa e Natal, tudo digital. Neste ano, pela primeira vez na história, a Copa do Mundo será realizada no fim do ano - o que aproxima o torneio das ofertas de Black Friday e até mesmo do Natal.

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), por exemplo, estima um crescimento de 8% nas vendas de TV nesta Copa na comparação com a anterior. Até por isso, o investimento em marketing digital também cresceu.

A Panasonic, que não fabrica mais televisores no país desde ano passado, ainda é uma das marcas comercializadas nos varejistas e espera uma alta de vendas nestas semanas.

"A Black Friday e a Cyber Monday já são os maiores picos de vendas do ano e este não deve ser diferente. Em 2021, por exemplo, 74% do volume de vendas esperado para o mês foi alcançado durante a semana da Black Friday", afirma Fábio Riberio, diretor de marketing da marca no Brasil.

Campanha em todas as mídias. "De forma inédita, este ano temos um período aquecido no varejo, casando Copa, Black Friday e até o Natal. Por isso, teremos diversas ações para divulgação de produtos, com campanhas em todas as plataformas, canais de mídia, programas de televisão, parceria com influenciadores, reviews em portais especializados e materiais de ponto de venda", diz Cristiane Clausen, diretora executiva da Philco.

A LG também tem feito investimentos na ferramenta de busca do Google, redes sociais, portais de notícias, além de um plano com influenciadores - estratégia semelhante a feita pela Samsung.

"Quem segue a Samsung e nosso time de influenciadores nas redes sociais também tem sido frequentemente impactado por posts com cupons de descontos exclusivos", declara Guilherme, da Samsung.