Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Golpe das milhas: Professor vende viagens, não entrega e acaba preso no ES

Hyago Lima Santos, 27, é suspeito de ludibriar ao menos 13 vítimas com ofertas de passagens áreas e pacotes de viagem - Divulgação/Polícia Civil de Goiás
Hyago Lima Santos, 27, é suspeito de ludibriar ao menos 13 vítimas com ofertas de passagens áreas e pacotes de viagem Imagem: Divulgação/Polícia Civil de Goiás

Do UOL, em São Paulo

24/01/2023 19h13Atualizada em 24/01/2023 19h13

Um professor de idiomas foi preso em Vila Velha (ES) suspeito de aplicar golpe em conhecidos ao vender viagens e pacotes turísticos emitidos com supostas milhas, sem entregar o prometido. De acordo com a polícia, Hyago Lima Santos, 27, teria feito pelo menos 13 vítimas, que relataram o caso no início do mês de novembro do ano passado, provocando um prejuízo acima de R$ 60 mil.

Segundo as investigações, Hyago se valia da amizade que tinha com um ex-patrão de uma escola de idiomas na qual trabalhou para enganar as pessoas em Goianésia (GO). Ao homem, ele ofereceu pacotes de viagens com preços reduzidos, que poderiam ser pagos por milhas. A vítima então comprou o pacote e teve bilhetes e reservas emitidos. No entanto, logo depois, os pedidos teriam sido cancelados pelo próprio Hyago.

Devido aos supostos valores vantajosos, Hyago foi indicado por uma das vítimas a outras pessoas. Ele prestava assistência durante todo o processo de compra e enviava mensagens com fotos do suposto hotel reservado e dos bilhetes aéreos.

Em uma ação que corre no Tribunal de Justiça do Espírito Santo, Hyago ainda é acusado de ter convencido inúmeras vítimas de que tinha meios de providenciar a liberação do saldo do FGTS, "quando, na verdade se valia dos dados pessoais fornecidos de boa-fé pelas vítimas para efetuar empréstimos consignados em seus nomes", consta no documento.

O investigado contava com a ajuda de Bruno Campos de Oliveira, 37, que chegou a ser preso em 2019 por vender pacotes de viagens falsos. Ele é investigado por golpes desde 2017 em mais 20 pessoas em Goiânia. Ele é considerado foragido.

O UOL tenta localizar a defesa de Hyago e Bruno. A reportagem enviou mensagem para a OAB-ES para tentar falar com Jefferson das Chagas Gomes, representante de Hyago, segundo informações do TJES (Tribunal de Justiça do Espírito Santo). O espaço será atualizado assim que houver manifestação.