Golpe do 'Valores a receber' usa oferta falsa do BC de 'dinheiro esquecido'
Por meio das redes sociais, estelionatários usam um benefício legítimo do Banco Central para enganar e roubar dados de brasileiros. O alerta foi dado de forma preventiva pela Polícia Federal neste domingo (8).
De acordo com o órgão, estelionatários enviam mensagens pelo WhatsApp prometendo saques imediatos pelo pix de valores a receber. Entre eles, estão dinheiros esquecidos em contas bancárias e até mesmo heranças.
Os golpistas usam a assinatura do Banco Central e até mesmo prints falsos com outras pessoas narrando a "veracidade" do link para passar credibilidade.
Mas, após o clique disponibilizado pela mensagem, que abre apenas em celulares, as vítimas são direcionadas para o preenchimento de um formulário que pede dados como nome completo e CPF.
Após preenchimento dos dados, os usuários são informados que têm R$ 1.915 a receber. O valor, segundo a PF, é fixo e aparece para todas as vítimas.
Além de fornecer uma chave pix e uma senha, a vítima é instruída a compartilhar o link do golpe com contatos para poder receber o dinheiro prometido.
Segundo o porta-voz da Polícia Federal em Pernambuco, Giovanni Santoro, com os dados do usuário, os suspeitos podem abrir contas correntes em bancos, ter acesso ao cartão de crédito e até mesmo ao cheque especial das vítimas, abrindo empresas fantasmas ou fazendo compras pela internet.
Clicar no link também pode abrir margem para invasão dos celulares, permitindo que os estelionatários se passem pelas vítimas e façam outros golpes.
Quem for vítima de um golpe do tipo deve procurar a Polícia Civil do respectivo estado em que vive para registrar a ocorrência.
Sistema de Valores a Receber está suspenso
As abordagens não são feitas por WhatsApp nem SMS e o único link oficial para consulta sobre valor a receber é https://valoresareceber.bcb.gov.br/.
Segundo o Banco Central, o sistema, liberado em fevereiro de 2022, foi suspenso em maio do mesmo ano.
Na época, a administração do órgão disse que a greve dos servidores do órgão prejudicou o cronograma de melhorias no sistema.
A data de reabertura do sistema para novas consultas e resgates de saldos e informações sobre valores de falecidos será divulgada "em breve", de acordo com a instituição.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.