IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

'Eu não estou governando para o mercado', diz Lula

Colaboração para o UOL, em Salvador

16/02/2023 18h24Atualizada em 16/02/2023 19h48

O presidente Lula (PT) disse, durante entrevista à CNN Brasil divulgada hoje, que não está "governando para o mercado". A declaração do petista aparece em meio ao conflito público entre o mandatário e o Banco Central.

Eu não estou governando para o mercado. Eu sei da existência do mercado, sei o que o mercado faz para ganhar dinheiro, mas eu estou governando para o povo brasileiro. Estou governando para tentar recuperar o bem-estar social que o povo brasileiro alcançou no tempo em que eu fui presidente."
Lula sobre embate com o mercado

Na mesma entrevista, Lula disse que não tem interesse em brigar com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, a quem voltou a se referir como "cidadão", mas afirmou que a autoridade monetária precisa atuar com foco nos mais necessitados.

Como presidente da República, não me interessa brigar com um cidadão que é presidente do Banco Central, que eu pouco conheço, eu vi ele uma vez."
Lula sobre Campos Neto

"Ele tem que saber que neste país a gente tem que governar para as pessoas que mais necessitam", acrescentou Lula, após afirmar que gostaria que Campos Neto lhe acompanhasse quando seu governo for fazer visitas aos lugares "mais miseráveis" do país.