Caixa encerra programa de empréstimo consignado do Auxílio Brasil
A Caixa Econômica Federal encerrou de forma definitiva a oferta de crédito consignado para beneficiários do Auxílio Brasil —programa que voltará a se chamar Bolsa Família.
O que foi anunciado pela Caixa:
- Novas concessões de empréstimo estavam suspensas desde 12 janeiro.
- Não haverá alterações para os contratos já realizados.
- "O pagamento das prestações continua sendo realizado de forma automática, por meio do desconto no benefício", afirmou o banco.
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) havia anunciado, no início deste mês, novas regras para restringir o endividamento das famílias. A principal mudança foi a redução do limite de 40% para 5% sobre a fatia do benefício mensal que pode ser descontada para quitar as prestações do empréstimo.
Os empréstimos do consignado do Auxílio Brasil somaram cerca de R$ 5 bilhões em outubro de 2022, de acordo com dados do Banco Central. A Caixa respondeu por R$ 4,3 bilhões liberados entre o início da operação, em 11 de outubro, e o dia 21 do mesmo mês.
A liberação das contratações do consignado foi usada como trunfo na campanha do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Depois do segundo turno das eleições, a Caixa passou a restringir a oferta de suas linhas de crédito e mudou a análise de empréstimos para beneficiários do programa de transferência de renda.
Em 2022, o banco passou a liberar menos dinheiro nas concessões, limitando o comprometimento da renda a 20%, ante os 40% do teto válido. O início das concessões foi marcado por reclamações de crédito cancelado, demora na liberação do dinheiro, cobrança de taxa extra e sobrecarga nos sistemas da Caixa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.