Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Caixa encerra programa de empréstimo consignado do Auxílio Brasil

25.out.2022 - Fila na agência da Caixa para retirar empréstimo no Auxilio Brasil, no Rio de Janeiro - Reginaldo Pimenta/Agência O Dia/Estadão Conteúdo
25.out.2022 - Fila na agência da Caixa para retirar empréstimo no Auxilio Brasil, no Rio de Janeiro Imagem: Reginaldo Pimenta/Agência O Dia/Estadão Conteúdo

Weudson Ribeiro

Colaboração para o UOL, em Brasília

24/02/2023 10h43

A Caixa Econômica Federal encerrou de forma definitiva a oferta de crédito consignado para beneficiários do Auxílio Brasil —programa que voltará a se chamar Bolsa Família.

O que foi anunciado pela Caixa:

  • Novas concessões de empréstimo estavam suspensas desde 12 janeiro.
  • Não haverá alterações para os contratos já realizados.
  • "O pagamento das prestações continua sendo realizado de forma automática, por meio do desconto no benefício", afirmou o banco.

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) havia anunciado, no início deste mês, novas regras para restringir o endividamento das famílias. A principal mudança foi a redução do limite de 40% para 5% sobre a fatia do benefício mensal que pode ser descontada para quitar as prestações do empréstimo.

Os empréstimos do consignado do Auxílio Brasil somaram cerca de R$ 5 bilhões em outubro de 2022, de acordo com dados do Banco Central. A Caixa respondeu por R$ 4,3 bilhões liberados entre o início da operação, em 11 de outubro, e o dia 21 do mesmo mês.

A liberação das contratações do consignado foi usada como trunfo na campanha do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Depois do segundo turno das eleições, a Caixa passou a restringir a oferta de suas linhas de crédito e mudou a análise de empréstimos para beneficiários do programa de transferência de renda.

Em 2022, o banco passou a liberar menos dinheiro nas concessões, limitando o comprometimento da renda a 20%, ante os 40% do teto válido. O início das concessões foi marcado por reclamações de crédito cancelado, demora na liberação do dinheiro, cobrança de taxa extra e sobrecarga nos sistemas da Caixa.