IPCA
0,42 Fev.2024
Topo

Chico Alves: Lula tem o direito e o dever de se meter em taxa de juros

Colaboração para o UOL, em São Paulo

06/04/2023 18h49

O colunista do UOL Chico Alves comentou a respeito de o presidente Lula voltar a cobrar o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, a respeito da taxa básica de juros (Selic). O colunista defendeu que Lula se posicione com relação ao tema.

Acho que Lula tem muita razão no que fala, ao contrário de muitos colegas, muita gente que acha que Lula não deve entrar nessa disputa com Campos Neto, que o presidente não pode falar de taxa de juros, não pode falar de meta da inflação porque o mercado vai ficar nervoso".

Chico ainda disse que o presidente do país é está "certíssimo de discutir".

Ora, se o Brasil praticamente inteiro, boa parte do país, muitos setores estão inconformados com a taxa de juros, acho que o presidente tem todo o direito, é o político mais importante do país, todo direito e até o dever de meter a colher nesse angu".

Lula 100 dias: Governo reestrutura áreas destruídas por extremismo, diz cientista político

O cientista político Claudio Couto comentou os 100 dias do governo Lula durante sua participação no UOL News. Couto lembrou algumas ações do governo Bolsonaro, classificadas por ele como "um governo de desmonte".

[Foi um governo] de desestruturação de uma série de áreas do estado brasileiro. Veja o que aconteceu com a burocracia do Ibama, o burocracia do ICMBio, da Funai, da área da cultura, da educar, de uma série de áreas do governo, que foram em boa medida desestruturadas.

Segundo Claudio Couto, os 100 primeiros dias do governo Lula foram para reestruturação de áreas destruídas por extremismo.

Foi um governo de destruição nacional e agora foi sucedido, qualquer que fosse o governo, se não fosse do Lula, fosse de outro, seria a mesma coisa, teria de ser um governo de reconstrução nacional. Então, entendo que esses 100 primeiro dias são justamente dias desse processo de reconstrução".

Carla Araújo: Lula diz que prioridade do governo pós-China será o controle da economia

A colunista do UOL Carla Araújo falou sobre a conversa de Lula com jornalistas nesta quinta-feira, após as declarações dele cobrando o presidente do Banco Central sobre a taxa de juros.

Segundo a colunista, o assunto deve ser uma das prioridades do presidente da república após a viagem para a China.

O que fica da mensagem do presidente é que ele diz que não vai ficar perseguindo Campos Neto, não vai interferir nisso, mas ele está muito incomodado, repete que está incomodado com os juros. Ele fez uma promessa de que na volta da China resolver determinados assuntos e esse seria um desses".

***

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h e às 18h. O programa é sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h. Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa: