Ele abominava ser bilionário, abriu mão de fortuna e deixou lista da Forbes
Enquanto mais de 2 mil bilionários se acotovelam sobre suas fortunas para saber quem é a pessoa mais rica do planeta, um norte-americano fã de escaladas resolveu abrir mão de sua fortuna e se destacou por fazer o caminho oposto: deixar a lista de super-ricos da Forbes de 2023.
Yvon Chouinard, que até setembro do ano passado tinha um "bilionário" sempre cravado ao lado de seu nome, resolveu doar para um fundo de caridade a Patagonia, sua marca de roupas esportivas para atividades ao ar livre.
Quem é Chouinard
Nasceu em 1938, no Maine (EUA), em uma família simples. Seu pai era mecânico, encanador e "faz-tudo" em obras da cidade de Lewiston.
Fã de escaladas, ele resolveu fazer seu próprio equipamento e vestes. Era uma forma de economizar dinheiro, aprender a manufaturar as peças e ter seu próprio negócio.
Escalou em alto nível, fazendo parte da geração de ouro de alpinistas do parque nacional Yosemite (EUA). O local é um dos mais famosos entre montanhistas nos EUA. Aparece em documentários como "Valley Uprising".
Com o desenvolvimento de seu próprio material, na década de 1970, ele fundou a Patagonia. O negócio chegou a ser avaliado em em US$ 3 bilhões (cerca de R$ 15,5 bilhões). Ele diz que sempre teve entre suas preocupações o meio ambiente.
Chouinard tinha a fortuna pessoal avaliada em US$ 1,2 bilhão. Ele reclamava disso.
Eu estava na lista da Forbes como um bilionário, o que me me deixava puto. Eu não tenho 1 bilhão no banco, eu não dirijo carros da Lexus.
Meio ambiente no "core" da empresa
Yvon Chouinard já havia definido que qualquer lucro não reinvestido na administração do negócio seria voltado à luta contra o aquecimento global. Isso equivaleria a US$ 100 milhões (mais de R$ 500 milhões) por ano, segundo a BBC. No entanto, em setembro do ano passado ele anunciou a doação da Patagonia.
Apesar de sua imensidão, os recursos da Terra não são infinitos, e está claro que ultrapassamos seus limites. Em vez de extrair valor da natureza e transformar isso em riqueza, estamos usando a riqueza que a Patagonia cria para proteger a fonte.
Yvon Chouinard, segundo a BBC
Por que doar a empresa?
O norte-americano disse à época que considerou vender a Patagonia e doar o dinheiro para caridade, ou abrir o capital da empresa. No entanto, considerou que ambas as opções fariam com que se perdesse o controle da empresa.
Mesmo empresas públicas com boas intenções estão sob muita pressão para gerar ganhos de curto prazo em detrimento da vitalidade e responsabilidade de longo prazo.
Yvon Chouinard
Curiosidades de Chouinard e a Patagonia
Antes da fama, o ex-bilionário já viveu em seu carro, comendo comida de gatos por cinco centavos de dólar e buscando tíquetes no lixo. Ele também caçava esquilos para se alimentar em excursões para escalar.
Mesmo rico, preferiu uma vida simples: sem celular e computador e dirigindo um carro simples, da Subaru.
A Patagonia ficou famosa após publicar anúncio nas mídias pedindo que as pessoas não comprassem seus produtos.
A antipropaganda vinha com a frase "Don't Buy This Jacket" ("Não compre esta jaqueta"). A ideia era mostrar que o consumo exagerado é um dos vetores da destruição do planeta.
Após denúncias de maus tratos a ovelhas em 2005, a empresa trocou de fornecedores de lã na Austrália e Argentina e criou um sistema para rastrear o produto e evitar esses casos.
Em 1994, foi a primeira empresa dos Estados Unidos a vender vestimentas feitas totalmente de material reciclável —era mais caro produzi-las, mas o crescente interesse ambiental dos jovens fez a demanda aumentar e os custos foram reduzidos.
Desde 2005, a marca aceita roupas usadas de seus clientes como parte do pagamento por novos produtos.
Chouinard não foge da polêmica para defender a natureza. Nas eleições dos EUA, lançou uma série de calças com a etiqueta: "Vote the Assholes Out" ("tire os babacas do poder").
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