IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Podcast

UOL Líderes

Entrevistas com presidentes, CEOs ou fundadores de grandes empresas nacionais e estrangeiras.


MSD: Existe vacina que ajuda a prevenir câncer, e pessoas não tomam

Do UOL, em São Paulo

24/04/2023 14h40

A população já tem à sua disposição uma vacina que ajuda a prevenir o câncer, que é a do HPV, mas muitas pessoas deixam de tomá-la. É o que diz o presidente da farmacêutica MSD no Brasil, Hugo Nisenbom, em entrevista ao UOL Líderes. Segundo ele, a posição política está influenciando na decisão das pessoas de tomarem ou não vacinas.

O que ele disse

Vacina de HPV e a prevenção contra o câncer. Ao ser questionado sobre as pesquisas da MSD para uma vacina contra o câncer, o executivo disse que a população já tem acesso a uma vacina que ajuda a prevenir contra o câncer, que é a do HPV, mas que muitas pessoas ainda deixam de tomá-la. O vírus está associado ao câncer do colo de útero. Além da vacina do HPV, a MSD estuda uma vacina contra o câncer de pele.

Vacinação e posicionamento político. O executivo também comentou a redução nas taxas de vacinação no Brasil. Para ele, o isolamento social e as fake news contribuíram para essa redução. Ele também disse que as pessoas começaram a pensar em vacinação com base em seu posicionamento político.

Remédio para covid-19 fora do SUS. O governo decidiu não incorporar o remédio molnupiravir, contra a covid-19, ao rol do SUS. Nisenbom disse que a MSD pretende recorrer da decisão. Segundo ele, o remédio já é usado em diversos países e é importante no tratamento de pessoas dos grupos de risco.

O molnupiravir e as variantes da covid. Um estudo preliminar realizado por pesquisadores do Reino Unido levantou a suspeita de que o molnupiravir poderia levar ao desenvolvimento de novas variantes da covid-19. Questionado sobre isso, Nisenbom disse que não há evidências de correlação entre o uso do remédio e o surgimento de variantes do vírus e que, se houvesse, a empresa retiraria o produto do mercado.

Potencial do mercado de pesquisas no Brasil. O executivo também falou sobre as oportunidades em pesquisas no Brasil. Ele diz que esse é um mercado promissor, mas reclama de algumas regras atuais do segmento.

Você pode ver destaques da entrevista no vídeo acima ou ouvir a íntegra da conversa na versão de podcast, em plataformas como Spotify, Apple Podcasts e Google Podcasts, entre outras.