Banco Central dos EUA eleva taxa de juros em 0,25 ponto percentual
O Banco Central dos Estados Unidos, o Federal Reserve, elevou nesta quarta-feira a taxa de juros em 0,25 ponto percentual e sinalizou que deve pausar os aumentos.
O que aconteceu?
Por unanimidade, a entidade decidiu aumentar a taxa de juros de referência para a faixa de 5,00% a 5,25%, no décimo aumento consecutivo do Fed desde março de 2022.
A decisão deve se manter por algum tempo, para as autoridades avaliarem as consequências das recentes falências de bancos, aguardarem a resolução de um impasse político sobre o teto da dívida dos Estados Unidos e monitorarem o curso da inflação.
Juros norte-americanos estão agora praticamente no mesmo nível em que estavam às vésperas da crise financeira de 16 anos atrás.
Banco considera que o aumento é necessário para levar inflação de volta à meta de 2% —atualmente, a taxa é mais que o dobro.
Alta nos juros dos EUA faz com que investidores priorizem ativos mais seguros, retirando de economias emergentes, como o Brasil.
*Com informações da Reuters
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.