Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Odeia QR Code? Projeto de lei propõe cardápio impresso obrigatório no RJ

Imagem meramente ilustrativa de cardápio em versão impressa - Lucas Landau/UOL
Imagem meramente ilustrativa de cardápio em versão impressa Imagem: Lucas Landau/UOL

Do UOL, em São Paulo

09/05/2023 22h37Atualizada em 09/05/2023 23h16

A Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro) aprovou hoje, em segunda discussão, um projeto de lei que obriga bares e restaurantes do estado a disponibilizar a versão impressa dos cardápios.

O que aconteceu:

O projeto de autoria do deputado Rodrigo Amorim (PTB) quer impedir o uso exclusivo dos cardápios em QR code nos estabelecimentos que comercializam bebidas, refeições ou lanches no Rio de Janeiro.

PL segue agora para a avaliação do governador Cláudio Castro, que tem até 15 dias úteis para sancionar ou vetar a proposta.

Nas redes sociais, o autor do projeto comemorou a aprovação. "Aprovamos agora há pouco o PL 6.392/22, que garante o menu em versão impressa nos bares e restaurantes do Estado do Rio. Chega de ter apenas cardápio em QR Code! Idosos e pessoas que não têm acesso à tecnologia merecem esse conforto — sim para a tecnologia, mas com bom senso!", publicou.

O deputado argumenta que a suspensão temporária dos cardápios de papel causada pela pandemia já não se justifica.

Alguns estabelecimentos ainda utilizam o cardápio digital de forma exclusiva para diminuir custos. Isso tem criado constrangimentos e transtornos para pessoas idosas e demais cidadãos que não estão com celular no momento da refeição ou mesmo dependem da conexão de internet, muitas vezes sequer disponibilizada pelo estabelecimento.
Rodrigo Amorim, deputado estadual do RJ