Odeia QR Code? Projeto de lei propõe cardápio impresso obrigatório no RJ
A Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro) aprovou hoje, em segunda discussão, um projeto de lei que obriga bares e restaurantes do estado a disponibilizar a versão impressa dos cardápios.
O que aconteceu:
O projeto de autoria do deputado Rodrigo Amorim (PTB) quer impedir o uso exclusivo dos cardápios em QR code nos estabelecimentos que comercializam bebidas, refeições ou lanches no Rio de Janeiro.
PL segue agora para a avaliação do governador Cláudio Castro, que tem até 15 dias úteis para sancionar ou vetar a proposta.
Nas redes sociais, o autor do projeto comemorou a aprovação. "Aprovamos agora há pouco o PL 6.392/22, que garante o menu em versão impressa nos bares e restaurantes do Estado do Rio. Chega de ter apenas cardápio em QR Code! Idosos e pessoas que não têm acesso à tecnologia merecem esse conforto — sim para a tecnologia, mas com bom senso!", publicou.
O deputado argumenta que a suspensão temporária dos cardápios de papel causada pela pandemia já não se justifica.
Alguns estabelecimentos ainda utilizam o cardápio digital de forma exclusiva para diminuir custos. Isso tem criado constrangimentos e transtornos para pessoas idosas e demais cidadãos que não estão com celular no momento da refeição ou mesmo dependem da conexão de internet, muitas vezes sequer disponibilizada pelo estabelecimento.
Rodrigo Amorim, deputado estadual do RJ
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.