IPCA
0,46 Jun.2024
Topo

Declaração do IR: Receita Federal alerta sobre novo golpe por email

Receita Golpe  - Receita Federal/Divulgação
Receita Golpe Imagem: Receita Federal/Divulgação

29/05/2023 08h02Atualizada em 29/05/2023 08h02

A poucos dias do prazo de entrega para a declaração do Imposto de Renda, a Receita Federal alerta sobre um novo golpe via e-mail praticado por criminosos. Segundo nota divulgada no site oficial, os golpistas se apropriam indevidamente do nome da instituição na tentativa de dar credibilidade

O que aconteceu:

De acordo com a Receita, os criminosos se aproveitam da proximidade da data limite da contribuição para notificar as vítimas sobre eventuais erros em suas declarações e que, devido a isso, é necessário corrigi-los até 31 de maio.

Em seguida, é disponibilizado um link às vítimas, que os redireciona a um suposto arquivo pdf onde são sugeridas informações detalhadas sobre o procedimento de reparação dos erros.

Com o objetivo de dar credibilidade à prática, os criminosos utilizam-se de artifícios como a siga IRPF e adotam expressões comuns utilizadas pelo setor de comunicação do órgão como "contribuintes" ou termos relacionados.

No comunicado, a Receita Federal reforça que essas práticas criminosas têm se tornado cada vez mais sofisticadas e ressalta a necessidade de atenção às tentativas de golpe: "Por meio dessas mensagens falsas, quadrilhas especializadas em crimes pela internet podem obter informações fiscais, cadastrais e financeiras dos contribuintes, ou instalar programas nos computadores que captam e enviam informações pessoais.

Por fim, a instituição reitera não praticar qualquer tipo de comunicação por e-mail ou via mensagens de texto solicitando a correção de erros em declarações por meio de links ou procedimentos semelhantes.