Declaração do IR: Receita Federal alerta sobre novo golpe por email
A poucos dias do prazo de entrega para a declaração do Imposto de Renda, a Receita Federal alerta sobre um novo golpe via e-mail praticado por criminosos. Segundo nota divulgada no site oficial, os golpistas se apropriam indevidamente do nome da instituição na tentativa de dar credibilidade
O que aconteceu:
De acordo com a Receita, os criminosos se aproveitam da proximidade da data limite da contribuição para notificar as vítimas sobre eventuais erros em suas declarações e que, devido a isso, é necessário corrigi-los até 31 de maio.
Em seguida, é disponibilizado um link às vítimas, que os redireciona a um suposto arquivo pdf onde são sugeridas informações detalhadas sobre o procedimento de reparação dos erros.
Com o objetivo de dar credibilidade à prática, os criminosos utilizam-se de artifícios como a siga IRPF e adotam expressões comuns utilizadas pelo setor de comunicação do órgão como "contribuintes" ou termos relacionados.
No comunicado, a Receita Federal reforça que essas práticas criminosas têm se tornado cada vez mais sofisticadas e ressalta a necessidade de atenção às tentativas de golpe: "Por meio dessas mensagens falsas, quadrilhas especializadas em crimes pela internet podem obter informações fiscais, cadastrais e financeiras dos contribuintes, ou instalar programas nos computadores que captam e enviam informações pessoais.
Por fim, a instituição reitera não praticar qualquer tipo de comunicação por e-mail ou via mensagens de texto solicitando a correção de erros em declarações por meio de links ou procedimentos semelhantes.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.