IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Galípolo deixa Fazenda por vaga no BC; ex-Meta assume secretaria-executiva

9.mai.2023 - Gabriel Galipolo falou com a imprensa sobre a indicação para diretoria de política monetária do Banco Central - TON MOLINA/ESTADÃO CONTEÚDO
9.mai.2023 - Gabriel Galipolo falou com a imprensa sobre a indicação para diretoria de política monetária do Banco Central Imagem: TON MOLINA/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

20/06/2023 07h40Atualizada em 20/06/2023 15h46

Gabriel Galípolo deixou oficialmente o cargo de secretário-executivo do Ministério da Fazenda. Em seu lugar, foi nomeado o ex-diretor de políticas públicas do WhatsApp no Brasil Dario Durigan.

O que aconteceu?

A exoneração e a nomeação, respectivamente, de Galípolo e Durigan, foram publicadas no DOU (Diário Oficial da União) de hoje.

O DOU também traz a exoneração do diretor da Comissão de Valores Mobiliários, Alexandre Costa Rangel. A saída de Rangel ocorre por renúncia previamente anunciada.

Equipe do Ministério da Fazenda se reúne para despedida de Gabriel Galípolo - Ministério da Fazenda/Diogo Zacarias - Ministério da Fazenda/Diogo Zacarias
Equipe do Ministério da Fazenda se reúne para despedida de Gabriel Galípolo
Imagem: Ministério da Fazenda/Diogo Zacarias

Mudança já era esperada

Gabriel Galípolo deixa cargo de nº 2 da Fazenda por diretoria de Política Monetária no Banco Central. Ele também é cotado como o nome do governo Lula (PT) para assumir a presidência do BC ao fim do mandato de Roberto Campos Neto, no fim de 2024.

Para assumir a vaga no BC, Galípolo passará por sabatina no Senado no próximo dia 27. Senadores irão questioná-lo na Comissão de Assuntos Econômicos e, se aprovado, o nome do economista será direcionado para a aprovação do Plenário.

Galípolo foi tido como conselheiro do presidente Lula (PT). Ele é considerado uma estrela ascendente e com visão de mercado para auxiliar na interlocução com empresários.

Já Dario Durigan trabalhou com Fernando Haddad na Prefeitura de São Paulo. "Não é apenas uma pessoa com altíssima qualificação técnica. É uma pessoa com quem interajo há anos e tenho absoluta confiança", disse o ministro da Fazenda.