Lula cobra Senado para agir no BC: 'Todo mundo é contra a taxa de juros'
O presidente Lula (PT) cobrou uma ação do Senado contra o Banco Central, que decidiu manter a Selic em 13,75%. Há pressão do governo e de entidades para um corte da taxa básica de juros.
O que aconteceu:
Lula diz que o Senado tem responsabilidade na questão da taxa de juros porque aprovou a indicação de Roberto Campos Neto para presidente do BC. A fala foi dada em entrevista à Rádio Gaúcha.
Segundo ele, é um equívoco "esse absurdo de taxa de juros". Na última ata do Copom (Comitê de Política Monetária), houve uma sinalização de que um corte da taxa de juros pode acontecer na próxima reunião.
Lula também criticou Campos Neto. "Não tem sentimento com povo. Ele mantém essa taxa de juros para atender interesse de quem?"
Não existe hoje nenhuma explicação econômica, sociológica e filosófica para que essa taxa de juros esteja em 13,75%.
Lula em entrevista à Rádio Gaúcha
Não é o Lula, é o povo brasileiro, empresários, agricultores. Todos são contra essa taxa de juros.
Agora tem esse cidadão [Campos Neto] que parece não entender nada de país, de povo. Não tem sentimento com povo e mantém essa taxa de juros para atender interesse de quem? Quem ele está servindo no momento?
Na semana passada, o BC decidiu manter a taxa de juros da Selic em 13,75%. Em resposta, 51 membros do Conselhão publicaram uma carta aberta a favor da redução das taxas: "É urgente uma política monetária adequada".
Entre os signatários, estão Josué Gomes, a empresária Luiza Trajano e o presidente da CUT (Central Única dos Trabalhadores), Sergio Nobre.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.