'Brinquedo de homens': Barbie foi inspirada em boneca só para maiores

Se não fosse por uma história em quadrinhos de um jornal alemão da década de 1950, provavelmente a Barbie — e muito menos o seu filme, que estreia nos cinemas na quinta-feira, dia 20 de julho — não existiria.

A precursora da boneca Barbie, porém, não era um brinquedo infantil. A personagem original, criada pelo cartunista Reinhard Beuthein, era uma secretária confiante, espirituosa e sedutora. A boneca inspirada no desenho do jornal era vendida para homens adultos e considerada um brinquedo sexual.

Boneca Bild Lilli

Inspiração para a boneca mais famosa do mundo foi criada na Alemanha, em 1952. Segundo a revista Time, o brinquedo original era uma boneca chamada Lilli, que surgiu pela primeira vez como personagem de uma história em quadrinhos no jornal Bild Zeitung, da cidade de Hamburgo. Então, a boneca Bild Lilli ficou tão popular que foi imortalizada em plástico — e vendida para adultos, de acordo com Robin Gerber, autor do livro Barbie e Ruth.

Ainda conforme conta o autor, as bonecas Lilli podiam ser compradas em tabacarias, bares e lojas de brinquedos para adultos.

Os homens ganhavam bonecas Lilli como presentes engraçados em despedidas de solteiro, colocavam-nas no painel do carro, penduravam-nas no espelho retrovisor ou davam-nas às namoradas como uma lembrança sugestiva.
Robin Gerber

A boneca alemã tinha pouco mais de 30 centímetros de altura, seios protuberantes e um rabo de cavalo loiro platinado. Ela também tinha as sobrancelhas arqueadas e usava maquiagem forte, com direito a batom vermelho.

Uma das maiores diferenças da Lilli para a Barbie são os pés. De acordo com M.G. Lord, autora de "Forever Barbie: The Unauthorized Biography of a Real Doll" ("Para sempre Barbie: biografia não autorizada de uma boneca de verdade", na tradução livre), a ponta da perna da versão alemã era moldada na forma de um salto agulha e apenas pintada de preto.

Barbie (à esquerda) e Bild Lilli (à direita)
Barbie (à esquerda) e Bild Lilli (à direita) Imagem: Reprodução / Mattel / Instagram
Continua após a publicidade

Inspiração e transformação em Barbie

Em 1956, a co-fundadora da Mattel, Ruth Handler, e sua filha, Barbara, viram a boneca em uma vitrine durante uma viagem à Suíça. Era a boneca alemã Bild Lilli, popular naquela parte da Europa na época.

Não está claro se Ruth sabia o que de fato era a Bild Lilli. De acordo com o The Washington Post, também é impreciso até mesmo para historiadores onde ficava a loja em questão.

Mas, independentemente dos detalhes, sabe-se que Ruth e a filha voltaram para a Califórnia (EUA) levando alguns exemplares da boneca alemã. Ainda de acordo com o jornal norte-americano, recibos na Biblioteca Schlesinger da Universidade Harvard mostram que ela comprou 11 bonecas Lilli na viagem e depois encomendou outra dúzia.

A ideia foi levada para a Mattel, empresa de brinquedos que ela fundou com o marido, Elliot Handler, e Harold Matson, em 1945. No início, houve resistência com a ideia do lançamento de uma boneca inspirada na alemã. Porém, cerca de três anos depois, em 1959, a primeira Barbie foi lançada.

Continua após a publicidade

Ainda assim, antes de começar a ser vendida nos Estados Unidos, a boneca passou por uma reformulação. Diferente da Bild Lilli, a primeira Barbie tinha as sobrancelhas e lábios menos marcantes, além dos seios menos protuberantes e roupas mais delicadas.

A Mattel, no entanto, só comprou todas as patentes e direitos autorais da Bild Lilli em 1964.

Ruth Handler e a filha falaram com a BBC em 1997. Na entrevista, a criadora da Barbie contou sobre o momento em que viu a boneca alemã pela primeira vez.

Passamos por uma loja de brinquedos e lá na vitrine havia uma bela exibição de uma boneca de figura adulta. Essa boneca estava sentada em um balanço de corda vestida com roupas de esqui muito europeias, e havia seis ou sete outras bonecas iguais, cada uma com uma roupa de esqui diferente do tipo europeu. Barbara e eu achamos as bonecas simplesmente lindas, o nome da boneca era Lilli.

Deixe seu comentário

Só para assinantes