Brasileiro mantém contas em 4 bancos ao mesmo tempo, diz pesquisa do Google

Os brasileiros bancarizados mantêm contas em quatro bancos ao mesmo tempo, em média. O dado é de uma pesquisa do Google encomendada aos institutos Quantas e Liga Pesquisa.

Relação do brasileiro com bancos

Número subiu em dois anos de 2,6 bancos em média para 4,3 bancos. O dado anterior é de uma pesquisa do Google realizada em setembro de 2021 e divulgada em 2022. O novo estudo foi realizado entre abril e maio de 2023. A pesquisa ouviu 2.500 brasileiros bancarizados de todas as classes sociais e regiões do país.

Em média, o brasileiro já teve relacionamento com pelo menos sete bancos e é ativo em quatro. Dos quatro em que é ativo, considera dois como principais. A pesquisa mostra ainda que os brasileiros conhecem, em média, mais de 20 bancos.

Bancos digitais são os preferidos dos mais jovens (entre 18 e 34 anos). Os grandes bancos ganham força entre o público acima de 45 anos.

Experiência influencia em escolha

Experiência digital e confiança são principais critérios escolha. O brasileiro considera como banco principal aquele em que faz mais transações, em que recebe o salário, tem oferta de crédito e pode concentrar seus investimentos.

57% dos entrevistados consideram trocar banco principal por outro em busca de melhores condições. Principais motivos que levam um banco a ganhar o cliente são a experiência digital, segurança, preço das tarifas bancárias e conveniência (que concentre tudo num lugar só, seja fácil de abrir a conta, e onde o cliente possa receber salário ou benefícios do governo).

Bancos digitais têm maior chance de serem escolhidos pela classe C. Já os bancos tradicionais, pelas classes A e B, aponta a pesquisa. Entre a população da classe D e E, a relação é mais próxima com os bancos tradicionais, em especial a Caixa Econômica Federal, que é o banco que administra benefícios sociais dados pelo governo, como o Bolsa Família.

Hoje temos quase 190 milhões de brasileiros bancarizados, número que cresceu de forma acelerada durante a pandemia por conta do auxílio emergencial. O grande desafio das instituições financeiras, sejam elas grandes bancos ou nativas digitais, é conquistar o consumidor que já é cliente de outra marca e se tornar o seu banco principal.
Mônica de Carvalho, diretora de negócios do Google Brasil

Deixe seu comentário

Só para assinantes