Passagens por milhas, promoções e queixas de clientes: quem é a 123milhas
A 123milhas surpreendeu consumidores ao anunciar que não vai emitir passagens com embarque previsto de setembro a dezembro de 2023 da linha promocional. Entenda o modelo de negócios da empresa e os empresários por trás dela.
O que é a 123milhas?
A 123milhas é uma agência de viagens online. O consumidor pode comprar passagens, hospedagens em hotéis, pacotes de viagem, aluguel de carro e seguro viagem pela empresa. Há pacotes e voos com datas flexíveis, que tendem a ser mais baratos (que fazem parte da linha Promo). A venda dessa linha foi suspensa temporariamente.
Empresa nasceu em 2017, em Belo Horizonte (MG). A 123milhas diz que já embarcou 15 milhões de clientes para destinos nacionais e internacionais desde a sua criação.
Consumidor pode comprar passagens em reais ou por milhas aéreas. A companhia diz que tem como objetivo oferecer passagens aéreas a preços baixos a todos. Em seu site, a empresa diz que é possível economizar até 50% dos valores propostos pelas companhias de viagem comprando pela plataforma.
Empresa anunciou plano de fusão com a MaxMilhas em janeiro deste ano. Na época, a MaxMilhas disse que a fusão tinha como objetivo expandir as operações e fortalecer a atuação em todo o mercado nacional. A 123milhas e a MaxMilhas continuaram com operações independentes, mesmo depois do anúncio.
123milhas diz que emite passagens com milhas compradas no mercado. Empresa afirma que os clientes conseguem ter acesso a bilhetes com preços mais baixos, porque compram milhas aéreas no mercado, emitem passagens com estas milhas e vendem aos clientes que compram na plataforma. A empresa diz que não compra milhas, mas que trabalha em parceria com o site HotMilhas, empresa especializada neste tipo de transação.
Nossos clientes usufruem de preços diferenciados para compras de passagens. Isso é possível pois nós adquirimos milhas aéreas no mercado e emitimos passagens utilizando essas milhas. Portanto, possibilitamos valores muito abaixo dos oferecidos em outros meios de aquisição, na grande maioria dos casos.
123milhas em seu site
Quem são os sócios
Empresa tem três sócios, de acordo com o CNPJ da empresa cadastrado na Receita Federal. Ramiro Julio Soares Madureira e Augusto Julio Soares Madureira são cadastrados como administradores, e Cristiane Soares Madureira do Nascimento aparece como sócia, pela empresa Novum Investimentos Participações.
Ramiro e Augusto são irmãos. A família dele tinha fazendas de café e incentivou os irmãos a empreenderem no setor de turismo.
Empresa será notificada
Senacon vai notificar a 123milhas. O secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous, disse ao UOL que a pasta vai notificar a empresa por dar aos clientes apenas a opção de vouchers como devolução do dinheiro já pago em passagens compradas pelo site.
Procon também vai notificar empresa. O órgão de defesa do consumidor disse que vai questionar a empresa sobre os motivos para a suspensão. Também diz que quer saber como a agência se preparou para esta situação, como está informando seus clientes e quais as medidas de mitigação ou compensação para não prejudicar os consumidores.
Problemas com a empresa não são novidade. No ano passado, o UOL relatou problemas enfrentados por consumidores que compraram passagens pela 123milhas, mesmo período em que o Hurb começou a ter problemas com seus pacotes promocionais. Nos últimos 12 meses foram feitas 65.764 reclamações no Reclame Aqui contra a empresa. Do total, 20.142 foram feitas nos últimos seis meses.