Conteúdo publicado há 9 meses

Procon-SP diz que vai notificar 123milhas sobre suspensão de passagens

O Procon-SP informou que vai notificar a 123milhas na segunda-feira (21), depois de a empresa ter anunciado que vai suspender a emissão de passagens já compradas da linha promocional.

O que aconteceu:

O órgão de defesa do consumidor disse que vai questionar a empresa sobre os motivos para a suspensão. O Procon também quer saber como a agência se preparou para esta situação, como está informando seus clientes e quais as medidas de mitigação ou compensação para não prejudicar os consumidores.

O Procon quer detalhes sobre a política de ressarcimentos. A 123milhas informou que os clientes não poderão ser ressarcidos em dinheiro, mas disse que vai devolver integralmente os valores em vouchers, acrescidos de correção monetária de 150% do CDI (Certificado de Depósito Interbancário), acima da inflação e dos juros de mercado, para compra de passagens, hotéis e pacotes.

O órgão sugere que os consumidores entrem em contato com a 123milhas e que a comunicação seja registrada. O Procon aconselha que as pessoas peçam esclarecimentos sobre sua situação específica e de todas as condições que forem apresentadas. É aconselhável registrar uma reclamação junto aos Procons caso as expectativas não sejam atendidas.

Outra orientação do órgão é não suspender pagamentos, mesmo diante da suspensão da oferta. "Essa postura será importante caso a questão precise ser judicializada, demonstrando boa-fé por parte do consumidor."

A empresa não pode alterar suas regras comerciais de forma unilateral sem oferecer opções ao menos razoáveis aos seus consumidores, ou mesmo alternativas que tenham equivalência com a oferta inicial. Por este motivo, as medidas anunciadas podem não estar de acordo com o Código de Defesa do Consumidor Rodrigo Tritapepe, diretor de Atendimento e e Orientação do Procon-SP

Empresa cita "persistência de circunstâncias de mercado adversas"

A 123milhas anunciou que não vai emitir passagens com embarque previsto de setembro a dezembro. A empresa informou também que a linha "Promo" foi suspensa temporariamente.

Para solicitar os vouchers, a empresa detalhou que a solicitação poderá ser feita pelos canais oficiais da agência. Pelo site ou pelo WhatsApp: (31) 99397-0210.

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Nós entendemos que essa mudança é inesperada e lamentamos o inconveniente que isso possa causar. Para nós, manter a sua confiança é o mais importante. Por isso, estamos fazendo o possível para minimizar as consequências deste imprevisto.
Comunicado da 123milhas

Respostas da 123milhas sobre as suspensões:

  • Minha passagem já emitida pela linha PROMO será mantida?

Sim. Se você recebeu sua passagem, localizador ou e-ticket, sua viagem está confirmada.

  • O que aconteceu com o meu pedido da linha PROMO que ainda não foi emitido?

Os pedidos da linha PROMO (passagens e/ou pacotes com datas flexíveis), com embarques previstos para os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro de 2023, não serão emitidos. Nesse caso, estamos devolvendo integralmente os valores pagos pelos clientes, em vouchers acrescidos de correção monetária de 150% do CDI, acima da inflação e dos juros de mercado, para compra de quaisquer passagens, hotéis e pacotes na 123milhas.

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  • Meu pedido da linha PROMO é para embarque a partir de janeiro de 2024. Posso solicitar vouchers nas mesmas condições de quem embarcaria em 2023?

Sim, você pode solicitar seus vouchers desde já, clicando aqui.

  • Vou perder meu dinheiro?

Não. A 123milhas devolverá integralmente o valor pago por meio de vouchers, acrescido de correção monetária de 150% do CDI ao mês - acima da inflação e dos juros do mercado. Você poderá usar os vouchers em outros produtos da 123milhas, seja para passagens aéreas, hotéis ou pacotes.

  • Ao usar o meu voucher em outros produtos da 123milhas, tenho a garantia da emissão dos meus bilhetes?

Sim, todos os outros produtos da 123milhas são emitidos imediatamente a partir da compra.

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  • Até quando poderei utilizar o meu voucher?

Os vouchers recebidos pelos clientes da linha PROMO poderão ser utilizados em até 36 meses a partir da sua solicitação.

  • Onde posso solicitar o meu voucher?

Para obter o seu voucher, clique aqui.

  • Como receberei meus vouchers solicitados?

Após a solicitação, você receberá seus vouchers em até 5 dias úteis pelo e-mail cadastrado do pagante.

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  • Poderia optar pelo recebimento em dinheiro do valor a ser ressarcido?

A 123milhas devolverá integralmente o valor pago por meio de vouchers, acrescido de correção monetária de 150% do CDI ao mês - acima da inflação e dos juros do mercado. Você poderá usar os vouchers em outros produtos da 123milhas, seja para passagens aéreas, hotéis ou pacotes.

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