IGP-M cai 7,2% em 12 meses: Posso pedir para meu aluguel ficar mais barato?
O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) registrou nova deflação em agosto ao recuar 0,14%. No acumulado dos últimos 12 meses, a queda é de 7,2%. Qual o impacto disso nos contratos de aluguel?
Como ficam os reajustes de aluguel?
Em tese, o contrato de aluguel com aniversário em setembro pode ter o valor atualizado em -7,2%. O percentual corresponde à variação de 12 meses do IGP-M (agosto de 2022 a agosto de 2023).
O IGP-M é conhecido como inflação do aluguel porque costuma ser usado nos contratos de moradia. O indicador também é utilizado como indexador de contratos de empresas de serviço, como energia elétrica, telefonia, educação e planos de saúde.
Ele é o principal índice para reajustes de contratos de aluguel, mas não é o único. Com a disparada desse índice de inflação durante a pandemia, muitos contratos passaram a considerar o reajuste pelo IPCA, que mede a inflação oficial do país.
O IGP-M costuma ser o preferido do mercado imobiliário porque é divulgado dentro do mês de referência. O IGP-M é um índice calculado com base na variação de preços de produção, do consumidor e dos custos da construção civil. O indicador acumula queda de 5,28% no ano de 2023 (janeiro a agosto).
Todo aluguel vai baixar?
Depende do contrato. O dono do imóvel não é obrigado a aceitar a redução do valor do aluguel se o contrato fixar outro índice de correção. O IPCA, por exemplo, teve variação de 3,99% no acumulado em 12 meses até junho.
Importante lembrar que o reajuste do aluguel pode ser feito apenas no aniversário do contrato. Se você assinou o seu contrato em outubro do ano passado, por exemplo, o reajuste, seja ele qual for, só poderá ser feito em outubro de 2023.
A dica é sempre negociar com o locador ou a imobiliária. O preço do aluguel costuma estar atrelado não só aos índices de inflação, mas também à oferta e demanda do mercado.
Se for aplicado o IGP-M, para quanto vai o aluguel?
Um aluguel com correção pelo IGP-M, com aniversário em setembro, poderá ter o valor reduzido.
Para saber quanto você passaria a pagar com uma redução 7,2%, basta pegar o valor atual do aluguel e multiplicar por 0,928.
Um aluguel de R$ 2.000, por exemplo, passaria a ser de R$ 1.856. O novo valor poderia ser cobrado no fim de setembro ou início de outubro.
Vale a pena mudar de imóvel?
O momento não é vantajoso para mudar ou alugar um imóvel pela primeira vez.
Newsletter
POR DENTRO DA BOLSA
Receba diariamente análises exclusivas da equipe do PagBank e saiba tudo que movimenta o mercado de ações.
Quero receberO preço do aluguel de residências registrou alta de 9,24% no 1º semestre. Em seis meses, a alta no preço de locação foi superior à inflação medida pelo IPCA, que foi de 2,87%. segundo pesquisa do FipeZap+. Em 12 meses, a alta nominal é de 16,29%.
Como posso negociar o reajuste do aluguel?
A Serasa dá algumas dicas para negociar o valor do aluguel. Confira abaixo:
Fale com o dono do imóvel ou com a imobiliária;
Antes da data do reajuste, proponha alterar o índice de referência ou proponha um novo valor;
Se não conseguir um acordo, cite a Lei do Inquilinato, que afirma que locador e locatário têm livre arbítrio para decidir qual indicador será usado no reajuste do aluguel;
Se conseguir o acordo, registre. Peça para alterar o contrato para que os direitos e deveres de cada uma das partes sejam garantidos;
Caso o dono do imóvel não ceda, cabe ao inquilino procurar outro que caiba em seu bolso.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.