OpiniãoEconomia

Salto: Reforma tributária tem fundamentos corretos, mas texto ruim

A proposta de Reforma Tributária tem fundamentos corretos, mas o texto é ruim, analisou o colunista de economia do UOL Felipe Salto no UOL News desta quarta-feira (8). O plenário do Senado aprovou hoje, em primeiro turno, por 53 votos a favor e 24 contra, o texto-base da proposta.

A reforma se alimenta dos fundamentos corretos, mas o texto, na prática, ficou muito ruim e acho que vamos ter um grande trabalho depois para discutir as chamadas leis complementares que vão ser necessárias para regulamentar essa confusão que está. Isso caso seja aprovada essa emenda que vira de ponta cabeça o capítulo de finanças e tributação da Constituição Federal.

O colunista também criticou a amplitude da proposta.

É uma proposta muito ampla que acaba levando a abertura de uma série de trincheiras simultaneamente e, ao abrir essa trincheiras todas, a viabilização da proposta só se dá com atendimento de pleitos setoriais para conseguir evitar a chamada coalizão de veto.

"Isso levou o texto a ficar bastante ruim: uma série de penduricalhos que foram colocados", finalizou.

***

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.

Veja a íntegra do programa:

Quando: de segunda a sexta, às 10h e 17h.

Continua após a publicidade

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes