Bancos, INSS: o que abre e fecha no feriado de Proclamação da República

O feriado da Proclamação da República, celebrado nesta quarta-feira (15), muda o funcionamento de muitos estabelecimentos, além do atendimento ao público em repartições públicas.

Bancos

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os bancos não vão abrir no dia 15 de novembro. As áreas onde ficam os caixas eletrônicos vão funcionar normalmente, assim como os aplicativos e internet banking. Contas com vencimento no dia 15 podem ser pagas no dia 16.

Correios

Os Correios informam que não haverá atendimento nas agências. Os canais disponíveis são a seção "Fale Conosco" do site, o atendimento automatizado pelos telefones 0800 725 7282, 0800 725 0100 e 3003 0100, além do chat. A reabertura acontece na quinta-feira.

Bolsa de Valores

A B3 não vai funcionar nesta quarta-feira (15). Nenhuma negociação será feita, nem nos mercados de renda variável, títulos do agronegócio e mercado de títulos públicos. A infraestrutura para financiamento não terá alterações no horário de funcionamento dos sistemas. As atividades vão ser retomadas nesta quinta-feira.

INSS

As agências do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vão ficar fechadas nesta quarta-feira. O telefone 135 estará disponível apenas para serviços automatizados. Não haverá atendentes. As atividades serão retomadas na quinta-feira, normalmente.

Lotéricas

Segundo a Caixa Econômica Federal, os donos das lotéricas podem escolher se abrem ou não. Aí depende de cada empresário. Na quinta-feira, todas devem funcionar normalmente.

Continua após a publicidade

Shoppings

Os shoppings centers abrem em horário especial. O funcionamento das unidades será de acordo com convenção coletiva estabelecida com o sindicato dos trabalhadores de cada cidade. A maioria dos estabelecimentos abre às 12h e fecha às 20h (praças de alimentação, costumeiramente, abrem uma hora antes e fecham uma hora depois).

As atividades voltam aos horários tradicionais na quinta-feira.

Postos de combustíveis

A ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) afirma que os postos de combustíveis são obrigados a funcionar de segunda a sábado das 6h às 20h, inclusive em feriados.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes