Dia da Consciência Negra: saiba onde é feriado no dia 20 de novembro

Seis estados brasileiros designaram o dia 20 de novembro como feriado integral para a celebração do Dia da Consciência Negra. Além dos municípios destes estados, mais de mil cidades, incluindo uma capital estadual, também reconhecem a data. Veja abaixo a lista completa.

Onde é feriado no Dia da Consciência Negra?

O feriado de 20 de novembro está oficializado nos seguintes estados:

  • Alagoas;
  • Amazonas;
  • Amapá;
  • Mato Grosso;
  • Rio de Janeiro;
  • São Paulo.

Adicionalmente, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins têm pelo menos uma cidade onde o Dia da Consciência Negra é feriado municipal.

A capital que tem lei municipal estabelecendo o feriado é:

  • Florianópolis (SC).

Possibilidade de feriado nacional em discussão

O Congresso Nacional está em discussão sobre a transformação do dia 20 de novembro em feriado nacional.

No ano anterior, o senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP) apresentou um projeto de lei que propõe a implementação do feriado em todo o país.

Continua após a publicidade

Aprovada pelo Senado, a proposta agora aguarda votação na Câmara dos Deputados.

Significado do Dia da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra tem como objetivo promover uma reflexão aprofundada sobre a inserção da comunidade negra na sociedade brasileira e o impacto da cultura africana na formação da identidade cultural do país.

A data busca valorizar a rica herança afro-brasileira e incentivar seu reconhecimento em instituições de ensino, organizações e espaços culturais.

Além disso, o Movimento Negro costuma coordenar eventos educativos, palestras e manifestações para destacar a contribuição significativa dos cidadãos negros para o Brasil.

Essa reflexão também visa fortalecer a autoestima da população negra e sensibilizar a população branca para a existência do racismo estrutural, prejudicando as oportunidades de negros no campo do trabalho e da educação.

Continua após a publicidade

Assim, o feriado se torna um veículo para discutir questões como cotas raciais e igualdade salarial.

Homenagem a Zumbi dos Palmares

A escolha desta data para a celebração do Dia da Consciência Negra é uma homenagem a Zumbi dos Palmares, um dos últimos líderes do Quilombo dos Palmares.

Ele foi assassinado por bandeirantes em 20 de novembro de 1695, marcando sua luta contra a opressão e sua contribuição para a resistência negra no Brasil.

Errata:

o conteúdo foi alterado

  • Diferente do informado anteriormente, Goiânia (GO) não tem feriado no Dia da Consciência Negra. O calendário da cidade prevê comemorações na data, mas não institui feriado.

Deixe seu comentário

Só para assinantes