Onde é feriado e o que abre no Dia da Consciência Negra?

Nesta segunda-feira (20) é celebrado o Dia da Consciência Negra. Segundo a Fundação Palmares, mais de mil cidades brasileiras consideram o dia 20 de novembro feriado, seja por lei municipal ou estadual.

No Amazonas, em São Paulo, Rio de Janeiro, Amapá, Alagoas e Mato Grosso, a Consciência Negra é feriado estadual. Na capital de Roraima, Boa Vista, é feriado municipal. No Distrito Federal, é considerado ponto facultativo.Há um projeto de lei em tramitação que debate tornar o Dia da Consciência Negra em um feriado nacional. A proposta já foi aprovada pelo Senado e aguarda votação na Câmara dos Deputados.

Veja o que abre e o que fecha no feriado:

Bancos

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os bancos não vão abrir no dia 20 de novembro nas cidades em que a data é feriado. As áreas onde ficam os caixas eletrônicos vão funcionar normalmente, assim como os aplicativos e internet banking. As contas com vencimento no dia 20 podem ser pagas no dia 21 — apenas onde for feriado.

Nas demais regiões, atendimento normal nos horários habituais.

Correios

Os Correios informam que não haverá atendimento nas agências onde for feriado. Os canais disponíveis são a seção "Fale Conosco" do site, o atendimento automatizado pelos telefones 0800 725 7282, 0800 725 0100 e 3003 0100, além do chat. A reabertura acontece na quinta-feira.

Bolsa de Valores

A B3, Bolsa de Valores de São Paulo, informou que vai operar normalmente na segunda-feira (20), com todas as negociações acontecendo das 10h às 18h.

Continua após a publicidade

INSS

As agências do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vão abrir normalmente em todas as cidades do país, mesmo naquelas em que será feriado. Os canais de atendimento remotos também vão funcionar.

Lotéricas

Segundo a Caixa Econômica Federal, os donos das lotéricas podem escolher se abrem ou não onde será feriado. Aí depende de cada empresário. Na terça-feira, todas devem funcionar normalmente.

Shoppings

Cada estabelecimento pode determinar o horário de funcionamento, se vai ser igual ao de domingo (geralmente das 10h às 20h), ou eventualmente algum atendimento especial nas cidades onde será feriado.

Continua após a publicidade

Postos de combustíveis

A ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) afirma que os postos de combustíveis são obrigados a funcionar de segunda a sábado das 6h às 20h, inclusive em feriados.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes