'Enem dos concursos' tem calendário atualizado e número de cidades ampliado

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos divulgou hoje as novas datas e cidades do Concurso Público Nacional Unificado.

O que aconteceu

O cronograma do Concurso Unificado teve algumas alterações. A escolha foi feita em acordo com a empresa responsável pela realização do exame e com o intuito de atender as demandas dos candidatos. "Recebemos muitas solicitações pelas redes sociais de que as pessoas tivessem mais tempo para estudar", explicou a ministra Esther Dweck.

A nova data para o concurso está marcada para o dia 5 de maio. O edital completo será divulgado no dia 10 de janeiro. As inscrições poderão ser feitas do dia 19 de janeiro a 9 de fevereiro.

Agora, a prova será realizada em 217 cidades. Em nota, o Ministério esclarece que a mudança busca garantir que, em regiões metropolitanas, os exames possam ser aplicados em mais de uma unidade.

A divulgação dos resultados finais está prevista para o final de julho de 2024. Com isso, a convocação para posse e cursos de formação acontecerá no dia 5 de agosto.

O que é o 'Enem dos Concursos'?

O Concurso Público Nacional Unificado, apelidado de 'Enem dos concursos', é uma realização conjunta de concursos públicos. A aplicação da prova é simultânea em todos os Estados e no Distrito Federal.

"O objetivo é promover igualdade de oportunidades de acesso aos cargos públicos efetivos", explica o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

Ao todo, serão ofertadas 6.440 vagas no serviço público federal. 21 órgãos e entidades aderiram ao Concurso Unificado este ano.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes