Quer fazer um mochilão? Estas 7 dicas te ajudam a economizar e conseguir

Fazer um mochilão fora do Brasil é o sonho de muita gente. Mas, além de bastante planejamento, isso exige preparar o bolso. Fora a passagem, o custo médio de uma viagem assim é de cerca de US$ 50 por dia.

Invista em uma carteirinha de estudante. É uma grande aliada para conseguir descontos e gastar menos, além de ser bem fácil de tirar. Com ela, dá para conseguir descontos em museus e teatros e até entrada gratuita.

Compre passagens com pelo menos 2 meses de antecedência. Se puder, escolha cuidadosamente a data. Evitar viajar em meses de temporada de férias, como janeiro e julho, ajuda a economizar.

Viajar de trem no exterior quase sempre é roubada. Viajar de ônibus entre cidades ou países sai mais barato. Vale pesquisar também voos em companhias aéreas de baixo custo.

Hospede-se em hostels. Eles costumam ser a opção mais barata de hospedagem. Para quem não curte a ideia de quarto coletivo, muitos oferecem também a opção de quarto privativo. Além disso, hostels que tenham cozinha para fazer um sanduíche ou um bom e velho macarrão podem significar uma bela economia na hora de comer.

Compre dólar ou euro aos poucos. Descubra a moeda do país para onde está indo e comece a comprar antes da viagem. Com isso, você garante uma boa cotação média, sem medo de uma alta de última hora.

Prefira dinheiro vivo. Comprar dinheiro em papel-moeda é mais vantajoso, porque o imposto cobrado é mais baixo que o do cartão de crédito, por exemplo. Mas vale, sim, abrir uma conta internacional ou usar cartão pré-pago. Ter sempre em mãos mais de um meio de pagamento é importante para evitar surpresas.

Seguro viagem é essencial. Consulte o seu banco e a sua operadora de celular para saber os serviços internacionais e as vantagens oferecidas.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes