Arquitetura precisa pensar no meio ambiente, diz fundadora do Fazendiando

Há três anos, o Instituto "Fazendiando" reforma casas e espaços públicos no Jardim Colombo, bairro do complexo de favelas de Paraisópolis, em São Paulo. O negócio social nasceu do desejo da arquiteta Esther Carro, que é moradora da região, de se dedicar a projetos de arquitetura com o objetivo de melhorar os espaços onde as pessoas moram em contextos com menos infraestrutura urbana.

Em entrevista ao Divã de CNPJ, do Canal UOL, Esther diz que a arquitetura tradicional pode aprender a valorizar as referências culturais brasileiras e a capacidade de reutilizar materiais em trabalhos na construção civil. Um contexto comum nas obras que ela lidera e planeja no Jardim Colombo.

O que precisamos levar para a arquitetura é pensar na reutilização de materiais. Uma arquitetura mais sustentável. Eu vejo moradores reaproveitando materiais, criando estruturas com materiais sustentáveis. As alternativas que eles trazem por meio da reutilização são fantásticas. [...] Acho que essa é a principal sacada que eu vejo por parte dos moradores e que, de alguma forma, precisamos incorporar mais no nosso dia a dia.

No Fazendiando, além de planejar e trabalhar na execução de obras para melhorar a moradia de pessoas que moram em favelas, o instituto também oferece qualificação profissional aos moradores, para que eles possam participar das soluções de infraestrutura dos lugares onde vivem.

Com isso, além de criar uma nova vida de materiais de construção, acessórios e detalhes de moradias, Esther acredita que os moradores dessas regiões valorizam os recursos da construção civil.

"Entender qual é a origem desse material? Qual é o valor que a gente dá para esse material? A gente não sabe qual é a original, o impacto que está por trás das mãos que fizeram aquele determinado revestimento".

O videocast Divã de CNPJ é exibido toda segunda-feira, às 18h30, no Canal UOL e no Youtube do UOL. A versão em áudio do programa também fica disponível nas plataformas de podcast. Confira o programa completo com Esther Carro:

Deixe seu comentário

Só para assinantes