Conteúdo publicado há 1 mês

Josias: Estamos diante de intervenção direta de Lula na Petrobras

Lula pratica intervenção direta na Petrobras, com ameaça de prejuízos à empresa e ao povo brasileiro, afirmou o colunista Josias de Souza no UOL News desta quinta (14).

O governo federal é, efetivamente, o acionista majoritário da Petrobras e pode definir os rumos da empresa. Mas estamos diante, sim, de uma intervenção direta do presidente da República. Não é a primeira vez que isso acontece. Haveria formas diferentes de o governo se beneficiar do êxito da Petrobras.

Quando a Petrobras tem lucro, a parte da União vai para o Tesouro e pode ser usada em benefício da sociedade. Esse direcionamento direto do Palácio do Planalto para o gabinete da presidência da Petrobras leva a uma queda das ações. O investidor fica com a impressão de que a empresa está submetida a interesses políticos.

Se o Lula persevera nesse erro, pode chegar ao prejuízo e perdem os acionistas, sobretudo o governo. Portanto, perde o povo brasileiro, a quem o Lula diz que deseja proteger. Josias de Souza, colunista do UOL

Para Josias, o governo só tem a perder ao bater cabeça sobre a distribuição dos dividendos da Petrobras e tenta improvisar ao cuidar de um assunto tão relevante.

Depois dessa confusão toda, o governo dá um passo atrás e diz que 'daqui a pouco pode voltar a distribuir esses dividendos'. Fez essa marola toda para depois descobrir que não pode usar esse dinheiro.

É muito improviso, algo que não se pode fazer em uma empresa do porte da Petrobras, a maior estatal do país e da América Latina. Há uma briga interna lá: um grupo do ministro da Casa Civil Rui Costa, associado ao ministro de Minas e Energia Alexandre Silveira, e o outro do Jean Paul Prates com Fernando Haddad. Fica um puxa para cá, puxa para lá que prejudica a empresa.

O governo tinha que ter uma política uniforme e preparar a Petrobras para ser uma empresa de energia, não apenas de petróleo. Não há clareza quanto aos investimentos que a estatal pretende fazer. Está tudo muito nebuloso e o governo fazendo barulho à toa, perdendo dinheiro e valor de mercado. Josias de Souza, colunista do UOL

O que aconteceu

O presidente da Petrobras Jean Paul Prates afirmou que a orientação para reter os dividendos extraordinários da Petrobras partiu de Lula e de seus ministros.

Continua após a publicidade

Após a companhia anunciar que não pagaria dividendos extraordinários aos acionistas, as ações sofreram uma queda, provocada pelo temor de uma intervenção federal na empresa.

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.

Quando: De segunda a sexta, às 10h e 17h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes