Paulo Biacchi:Transformei a onda do 'faça você mesmo' em produtos duráveis

Caçambeiro. Essa é uma das autodefinições do designer Paulo Biacchi. Nas redes sociais, ele é conhecido por dar uma nova vida a móveis e objetos de decoração que deixaram de ser utilizados - ou até já estão no lixo.

Paulo levou esse "hábito" para o Youtube em 2015, após uma carreira sólida em Curitiba, quando tinha acabado de começar a vida em São Paulo com a sua esposa à época e os filhos. No "Divã de CNPJ" desta semana, ele conta que foi às redes sociais para divulgar suas habilidades como "caçambeiro" e levar seu trabalho como designer industrial mais longe.

Eu acabei pegando essa onda "do it yourself" (faça você mesmo), mas aqui no Brasil era muito papelão, cola, tesoura. Eu via muita coisa gringa e muito potencial em fazer um "faça você mesmo mais industrial", um pouco mais durável. Que você fizesse uma luminária e ficasse na sua casa e não queimasse, amassasse. E entrei com essa ideia no Youtube.Paulo Biacchi, designer industrial

E não bastou apenas divulgar nas redes sociais. Paulo procurou uma estética única para que seus vídeos estilo "faça você mesmo" pudessem abrir novas portas no mercado. "Chamei um amigo videomaker que fazia uns vídeos mais punk rock, um pouco mais diferentões, sujos", conta.

O designer ofereceu os vídeos para a editora de uma revista de decoração e viu seu trabalho chegando em outros espaços. "É nesse aspecto que eu consigo me ver como um empreendedor".

Além das redes, Paulo Biacchi também trabalhou no programa "Decora", do canal GNT, e foi consultor do programa "É de Casa", da Globo.

Mesmo com a visibilidade nas redes sociais, Paulo diz que a sua formação e a experiência desenhando e projetando objetos de decoração foram o pontapé principal para que ele pudesse levar seu conhecimento técnico para a internet e para a televisão e, assim, se destacar.

Divã de CNPJ:

Apresentado por Facundo Guerra, o videocast é exibido toda segunda-feira, às 18h30, no Canal UOL e no Youtube do UOL. A versão em áudio do programa também fica disponível nas plataformas de podcast. Confira o programa completo com Paulo Biacchi a partir de segunda-feira:

Continua após a publicidade

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.