Reclamar, fofocar, panelinhas: 9 atitudes que podem impedir uma promoção

Você sente que se esforça todos os dias no trabalho, mas aquela promoção tão aguardada nunca chega? Especialistas explicam que muitas das decisões nas empresas não são pautadas por meritocracia nem resultados, por isso bater as metas não significa automaticamente ser promovido. Além de cuidar das habilidades técnicas, é preciso dar atenção ao comportamento, porque isso pode te derrubar.

Veja abaixo quais atitudes costumam fazer o chefe preferir outro funcionário na hora da decisão:

Não se envolver em projetos de outras áreas

É fundamental ter contatos com outros departamentos da empresa, pois um gestor nunca toma a decisão da promoção sozinho. Ter referências positivas de outras áreas conta muito. Portanto, envolva-se em reuniões, projetos, comissões, faça o seu trabalho ser reconhecido.

Fazer apenas o básico

A ideia não é fazer mais do que se espera da sua função, mas executar com mais complexidade aquilo que te pagam para fazer. Isso passa para a chefia a imagem de que você é capaz e merece uma promoção.

Não se atualizar

Não fazer cursos para se aperfeiçoar costuma ser um dos motivos principais para não promover alguém.

Fofocar

Quanto mais alto o cargo, mais exposto o funcionário estará. Se ele tiver a postura de fofocar, como reagirá se receber uma informação sigilosa? Como as fofocas fazem parte de qualquer ambiente de trabalho, a solução é evitar ouvi-las sempre que possível. Se você está no café e alguém começa a falar mal de outra pessoa, o conselho é: retire-se. Não precisa dar lição de moral, só desconverse e saia.

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Seguir o lema "não sou pago para isso"

Não se propor a fazer algo novo conta muitos pontos negativos a hora de uma promoção. Isso porque as empresas sempre esperam do funcionário a tal proatividade. É preciso ter proatividade até para tarefas chatas.

Achar que tem domínio completo da função

Depois de muito tempo em um mesmo trabalho, é comum pensar que jamais cometerá falhas. Aí mora o problema. Quando você está em uma fase mais acomodada, acaba deixando passar detalhes e as chances de esse detalhe ser lembrado na hora de decidir uma promoção são grandes. É preciso sempre fazer o trabalho com excelência. Não se pode cair na armadilha de deixar algo mal feito.

Reclamar demais

Reclamar sem fazer nada para resolver o problema passa a imagem de vitimização e contamina a equipe. Não precisa amar o trabalho sempre, isso é uma utopia. A empresa nem quer a pessoa sempre satisfeita, mas, sim, aquela que leve alguma proposta, que dê ideias para melhorar.

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Fazer parte de "panelas"

Não precisa gostar de todo mundo do trabalho, mas fazer parte de uma panelinha e ficar conhecido por levantar bandeiras contra alguém que não tem nada a ver com você, apenas para comprar a briga de outro amigo, é um problema aos olhos dos gestores.

Não saber dizer "não"

Você está ficando cada vez mais sobrecarregado para mostrar serviço e pensa que assim será promovido? É pouco provável. Se você fala "sim" para tudo, uma hora não consegue cumprir e entregar o que é proposto. É melhor ter a imagem de que cumpre o que diz. Quanto mais autogestão você demonstra, mais chances de promoção. Um profissional que não apenas recebe as demandas, mas discute prioridades, organiza a agenda, avalia prazos e mostra que sabe priorizar dá segurança para o gestor de que pode ser promovido.

Fontes: Daniela do Lago, mestre em administração; Renata Magliocca, psicóloga; Ana Cristina Limongi-França, palestrante, professora, consultora e autora em Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho, Agenda do Clima e Sustentabilidade Local e Global.

*Com matéria de agosto de 2016.

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