Haddad: Plano Safra terá valor maior e será anunciado na próxima semana

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que o Plano Safra 2024/2025 "certamente" será maior, que valor ainda está sendo discutido e que será anunciado na próxima semana. Haddad fez declaração nesta terça-feira (18).

O que aconteceu

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que o Plano Safra 2024/2025 "certamente" será maior que o do ano passado. No entanto, ainda são necessários cálculos para apontar o valor total, que deve ser anunciado na próxima semana.

Haddad disse que o valor do Plano será fechado nesta semana. Ele seguirá para análise do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na segunda-feira da próxima semana, com o anúncio na terça-feira. "Devemos fechar [o valor] essa semana, bater com o presidente na segunda e anunciar na terça ou quarta", afirma Haddad.

Haddad se reuniu com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro. O ministro também afirmou que se reunirá com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), nesta semana para discutir as dívidas dos Estados com a União.

Petrobras

Ao ser perguntado quanto faltariam para garantir o atingimento da meta com os R$ 20 bilhões da Petrobras, Haddad disse que se depender do governo, não faltaria nada. A adesão da petrolífera ao esquema lançado em maio pela Receita Federal e pela PGFN (Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional) deve ser um reforço de caixa ao governo, que tem meta de déficit primário zero neste ano.

"À medida que a lei do CARF passou, permitiu transações de contribuintes com capacidade de pagamento, mas que estejam discutindo teses controversas. Tudo isso são instrumentos novos que dão condição à Fazenda de buscar os resultados ao longo do exercício, sem a necessidade de aumentar ou criar novos impostos", afirma Haddad.

*Com Reuters.

Deixe seu comentário

Só para assinantes